Quinta-feira
26 de março
O valor da obediência
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor. Filipenses 2:12

Muitas pessoas só obedecem quando estão sendo vigiadas. É gente que não aprendeu o valor da obediência. Para reforçar a importância da fidelidade a Deus, Paulo diz: “Ponham em ação a salvação de vocês.” É como se ele estivesse dizendo que as pessoas convertidas obedecem espontaneamente. A “salvação” não é apenas algo que recebemos; é também o que desenvolvemos.

Entender isso é muito importante. Um cristão não bebe porque a igreja diz para não beber. Não age movido pelo medo. Não obedece porque está sendo vigiado. Pratica valores elevados porque tem uma relação pessoal com o Senhor. O que Jesus gosta ele gosta. O que Jesus pensa ele pensa. O que Jesus faz ele faz. O assunto é obediência, pura e simplesmente.

Quando um amigo na faculdade oferece uma bebida, o jovem que ama Jesus não diz: “minha igreja não permite.” Ele tem uma postura ética e uma resposta afetuosa para apresentar.

Paulo diz que devemos desenvolver a salvação com “temor e tremor”. Isso não significa ter medo de Deus. O ponto é ter um respeito solene e reverente por Ele. O verdadeiro teste para um cristão não é o que se faz quando os outros estão olhando, mas quando se tem certeza de que ninguém vai saber.

O valor da obediência é medido pelas motivações do coração. Deus não aceita comportamentos corretos baseados em hipocrisia. Por isso, ore para que o Espírito Santo encha sua mente de amor a Deus e à Sua Palavra. Assim sua fidelidade expressará a entrega de sua vida a Cristo. E isso será uma bênção para você e para quem estiver à sua volta.