Segunda-feira
06 de abril
A vontade de Deus
O nosso Deus está nos Céus, e pode fazer tudo o que Lhe agrada. Salmo 115:3

Um dos assuntos mais difíceis de entender na Bíblia é a vontade de Deus. Costumamos dizer: “Deus quis assim. Foi da vontade de Deus.” Mas nem sempre sabemos o que isso realmente significa. Também não sabemos tudo sobre Deus. Por meio da revelação em Sua Palavra, sabemos apenas o suficiente, porém, há infinitamente mais a descobrir! Aliás, como seres finitos poderiam entender o Infinito?

Segundo a Bíblia, um dos aspectos fundamentais da vontade de Deus é que ela é absoluta. Deus é soberano. Ele governa o Universo. Tudo pertence a Ele. “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Sl 24:1). Por ser dono de tudo, Deus tem condição de fazer o que desejar e quando desejar.

A vontade soberana de Deus pode intervir no Universo, em nosso mundo e em nossa vida a qualquer momento. Com exceção da revelação profética, a vontade de Deus não pode ser antecipada: só a compreendemos depois de consumada. É lógico que, em se tratando de seres humanos livres, nem tudo o que acontece decorre da vontade de Deus. Muito do que passamos e sofremos vem das próprias escolhas, boas e ruins, ou mesmo das escolhas de outras pessoas. Contudo, ainda assim, Deus atua, realiza livramentos, milagres, permite ou não que certas coisas ocorram em nossa vida. Com uma sabedoria inatingível a nós, mortais, Ele atua para conduzir as coisas.

Deus nunca é pego de surpresa. Essa dimensão absoluta da vontade de Deus revela Seu controle da situação. Ele é Onipotente: não há nada que não possa fazer. É Onisciente: não há nada que Ele não saiba. É Onipresente: não há lugar em que Ele não esteja. E o mais importante – Ele é amor: não há ninguém que Ele não possa amar e salvar! Portanto, se algo ruim acontecer em sua vida, e você se questionar sobre a vontade de Deus, escolha confiar! Se houver alguma coisa fora de seu alcance, deixe Deus ser Deus. Abra espaço para que o Senhor o conduza, pois Ele sabe o que é melhor para você.

Nada pode impedir Deus; mas, incrivelmente, podemos rejeitar Seu amor. Podemos negar Sua salvação. Contudo, isso não diminui o Eterno. Diante disso, abra agora seu coração a Ele. Permita que Ele o guie e que a vontade Dele seja feita em sua vida.