Sexta-feira
24 de abril
A Palavra purifica
Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra. Salmo 119:9

Tudo o que Deus mais quer é uma geração viva em Sua igreja. Paulo fez a seguinte analogia: “Assim como Cristo amou a igreja e entregou-Se por ela para santificá-­la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a Palavra, e para apresentá-la a Si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável” (Ef 5:25-27).

Paulo está dizendo que precisamos ser lavados pela “Palavra”. Quando ela entra no coração, a verdade espiritual age como detergente. Espalha-se por nós, limpa a sujeira e deixa um aroma fresco no lugar. Essa obra sobrenatural tem poder para renovar a mente, produzindo transformação em nossa vida. Os pensamentos sujos não mais controlam nossa vida, por conta da renovação do Espírito.

Se você deseja essa experiência, dê os seguintes passos:

Fique em silêncio. Antes de começar a leitura da Bíblia, peça a Deus que o ajude eliminar qualquer coisa que tire sua concentração. Você não pode ter distrações interiores. Anote num pedaço de papel o que se passa em sua mente. Diga a si mesmo que voltará a pensar naquilo em alguns minutos. Dê total atenção à Palavra de Deus.

Leia a Bíblia com coração disposto. Somente Deus pode iluminar seu coração com Sua verdade. Peça a Ele que fale a seu coração sobre a passagem que você acabou de ouvir, ler, memorizar ou estudar. Procure ler a Bíblia disposto a abrir mão de tudo. Decida que será obediente às Escrituras. Para mim, ler a Bíblia sem desejar praticá-la é pior do que não lê-la.

Personalize a passagem. Enquanto você medita na passagem, use os pronomes “eu”, “mim”, “meu”, “eu mesmo”. Coloque seu nome na passagem. Imagine Deus conversando com você pessoalmente sobre ela. Lembre-se de que a Palavra de Deus existe para mudar sua vida. A questão que sempre deve estar por trás da leitura da Bíblia é: “Deus, o que o Senhor quer me dizer neste momento?” O objetivo da leitura da Bíblia não é chegar ao fim do livro, mas compreender a vontade de Deus para sua vida.

A Palavra de Deus não apenas muda a vida, mas também a mantém pura. Se você quer se tornar mais e mais como Cristo, então renove sua mente com a Palavra. Medite nas Escrituras Sagradas. Assimilamos o que repetimos.