Terça-feira
26 de maio
Existe solução para a morte?
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Em dezembro de 2016, assistimos estarrecidos à notícia da queda de um avião que levava a delegação do time catarinense da Chapecoense para a final da Copa Sul-
Americana de Futebol na Colômbia. Lamentavelmente, 71 pessoas morreram – entre atletas, jornalistas, comentaristas, pilotos e tripulação – naquele terrível acidente aéreo. Foi emocionante ver as homenagens prestadas por outros times do Brasil e do mundo, autoridades, amigos e familiares aos jovens jogadores que, cheios de expectativas de conquistar um título inédito para seu clube, acabaram voltando para casa sem vida. Diante de tamanha dor da perda inesperada, todos se perguntam: Existe solução para a morte?

Diferentes culturas buscam definir o que é a morte na intenção de lidar melhor com suas consequências. Os espíritas creem na reencarnação, ou seja, o espírito retornaria à vida material por meio de um novo corpo humano para continuar o processo de evolução. Diferentemente, os cristãos, islâmicos e judeus acreditam, de uma forma geral, que, após a morte, há a ressurreição. Nesse sentido, a morte não seria um fim, e restaria aos que ficam a esperança de novamente rever seus queridos.

O que é a morte à luz da Palavra de Deus? A morte é uma consequência das decisões do homem, pois ao colocar o primeiro casal no jardim do Éden, Deus deu a eles a oportunidade de escolher entre a árvore da vida e a árvore da morte (conhecimento do bem e do mal). Como pecaram, por consequência, a morte se tornou uma penalidade imposta a todos os demais seres humanos.

Cristo, porém, fez o caminho inverso dos nossos primeiros pais. E, morrendo Cristo sem nenhum pecado, podemos nós, os que Nele cremos, igualmente escaparmos da condenação eterna decorrente do pecado, uma vez que vindicamos os méritos do sacrifício expiatório do Filho de Deus, realizado em nosso favor há muitos séculos em Jerusalém. A vida, portanto, é resultado da graça e do amor de Deus.

A solução da Bíblia para a morte é, portanto, a rendição a Deus. Como resultado dessa entrega, a recompensa é a ressurreição. Acreditamos que quem crê em Deus não permanecerá morto. Ressuscitará para a vida eterna quando Jesus retornar a este mundo como Rei soberano.

Aos enlutados que hoje veem suas lágrimas correr sobre os corpos frios daqueles que tanto amam, resta a doce esperança que encontramos na Palavra de Deus, em Apocalipse 21:4: a tristeza acabará, e o Senhor fará novas todas as coisas.

Andresa Silva da Costa Mutz