Domingo
24 de maio
Namoro
Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. Gênesis 29:20

O que a Palavra de Deus fala sobre namoro? Nada. Na época em que a Bíblia foi escrita, não havia esse tipo de relacionamento. Os casamentos eram arranjados. A história bíblica que mais se aproxima de um namoro moderno é a paixão de Jacó por Raquel. O encontro dos dois parece ter resultado em amor à primeira vista. Apaixonado, Jacó trabalhou sete anos por Raquel, quase quatro vezes o preço do dote de uma noiva na época. O amor é lindo!

Apesar de a Bíblia não falar sobre namoro, ela precisa ser examinada para se saber a opinião de Deus sobre o tema. “Se há tempo em que a Bíblia é necessária como conselheira, é antes de dar um passo que une pessoas por toda a vida” (Ellen White, Só para Jovens, p. 112). Os valores, alvos e comportamento de duas pessoas cristãs que namoram precisam ser baseados nos conceitos e propósitos divinos.

A visão bíblica do namoro é diferente da mídia. A Bíblia não é um manual sobre o namoro, mas apresenta alguns princípios. E um dos primeiros que ela apresenta é que “romance” não é igual a amor. Romance é quando uma pessoa diz que não consegue viver sem você, que sem você não é nada, e que a vida dela parece vazia e sem cor quando você não está por perto. Isso é emocionante no momento, mas não segura um relacionamento no decorrer dos anos.

O namoro deve ser baseado em comprometimento. O jovem cristão não entra em um relacionamento apenas para receber. Todos os dias Jacó se levantava e ia trabalhar pensando no valor inestimável de Raquel. Passaram-se sete anos. Devido a seu imenso amor por ela, Jacó nem percebeu o tempo passar. Espero que você encontre um amor assim! Quem ama está disposto a tudo para ver a felicidade do outro. O amor é um sentimento sacrificial.

Se você deseja ser feliz nessa área da vida, deve estar disposto a renunciar a muitas coisas por alguém. Acima de tudo, precisa estar com seu pensamento alinhado ao de Deus. Ele é a fonte do amor e certamente o depositou no coração de uma pessoa especial. Peça a Ele para ajudá-lo a encontrar esse alguém.