Sábado
30 de maio
Um namoro abençoado
Duas pessoas estarão juntas se não estiverem de acordo? Amós 3:3

O principal propósito do namoro é providenciar meios para as pessoas se conhecerem melhor, desenvolvendo companheirismo e amizade. Convivência é uma palavra que define melhor esse período. Você já se perguntou que tipo de coisas gostaria que seu namoro tivesse? Que qualidades você procura na outra pessoa? Um namoro abençoado é aquele que prepara e conduz o relacionamento para um bom propósito. E, no caso de um namoro cristão, a finalidade é o casamento.

Há três elementos importantes para a construção de um relacionamento saudável: conhecer a si mesmo, conhecer o outro e deixar-se conhecer.

Conhecer a si mesmo. A pessoa com baixa autoestima normalmente tem dificuldade para cultivar bons relacionamentos. O sentimento de inferioridade é um vilão impiedoso. O inseguro lança-se no namoro de cabeça sem pensar nas consequências. Com isso, o namoro corre o risco de ser exageradamente erotizado.

Conhecer o outro. Quanto maior o conhecimento do outro, menores as surpresas posteriores. É bom prestar atenção ao modo como a pessoa trata a si própria. Ela se vê como vítima? Peça a opinião de uma pessoa neutra emocionalmente. O ideal é perguntar a seus pais o que eles pensam sobre seu pretendente. Nunca se esqueça de comparar os ideais de vida e as expectativas futuras para ver se vocês têm um alvo em comum.

Deixar-se conhecer. É bom desfrutar o tempo juntos, expressando sentimentos, questionando, dialogando sobre suas decisões, sonhos e sobre si mesmos. Mas cuidado: deixem as confidências para mais tarde. Não tentem conhecer o coração um do outro. Observe as afinidades: se combinam culturalmente, no nível econômico, familiar, religioso, na idade, etc. Tudo isso é muito importante antes de dar o passo decisivo que os levará para o altar. Não leve adiante um namoro antes de estar seguro de que a pessoa tenha qualidades para compartilhar dentro desse relacionamento a dois.

Não namore gente descomprometida com Deus e com a igreja. Você vai encontrar pessoas boas na frente de batalha. A moça que se dedica à classe das crianças pode ser uma boa opção; o rapaz que canta no coral talvez seja a bênção que você está esperando. Enfim, peça sabedoria a Deus nessa escolha e alinhe-se à orientação que Ele tem dado a Seus filhos fiéis.