Domingo
31 de maio
Noivado
Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida, e eu gostaria de poupá-los disso. 1 Coríntios 7:28

Não sou especialista em relacionamentos, porém entendo que, no meio cristão, a amizade sincera antecipa o namoro; o namoro conduz ao noivado; e o noivado desemboca no casamento.

Em geral, quem namora sonha em ficar noivo e casar. O noivado é um passo que requer amadurecimento. É o tempo para o casal avaliar se de fato deseja passar a vida junto ou não.

Eu me casei aos 25 anos de idade e não estava preparado para todos os desafios da vida conjugal. Eu gostaria que alguém tivesse me alertado sobre os potenciais problemas que me aguardavam. Nem sei dizer quanta dor de cabeça tivemos no início do casamento.

A maturidade para o casamento envolve os aspectos físico, emocional, financeiro e espiritual. Quem se casa enfrentará problemas adicionais na vida. O “senhor imaturo” e a “senhora imatura” são duas crianças e não sabem tocar a vida sozinhos. A última coisa que eles precisam é de um casamento.

O casal deve ter uma estrutura financeira, por exemplo, para suportar o impacto das primeiras crises que surgirem. Devem também ter estrutura emocional para apoiar e entender as variações de humor, momentos de irritação e outras adversidades inevitáveis. O apóstolo Paulo diz assim: “eu gostaria de poupá-los disso”.

Hoje, a igreja recomenda e promove excelentes cursos para noivos. Se você está nessa etapa da vida, não perca essa oportunidade. Um curso para noivos é indispensável para entender os deveres e responsabilidades da vida a dois.

Viver debaixo do mesmo teto com outro ser humano é um desafio tão grande que eu me pergunto como o casamento ainda sobrevive. Não quero desanimar ninguém. Mas, por favor, se deseja dar esse passo, não faça de qualquer maneira. Prepare-se em todos os aspectos envolvidos. Acima de tudo, lembre-se: antes de assumir o compromisso do noivado, comprometa-se com Deus. Só quem ama Jesus está preparado para amar de verdade alguém a vida inteira.