Segunda-feira
01 de junho
Tempo de noivado
Encontrei aquele a quem o meu coração ama. Cântico dos Cânticos 3:4

No texto de hoje, vou apresentar algumas questões práticas sobre o noivado. Evitem um noivado muito longo. O ideal é que o noivado seja equivalente a um terço do tempo de namoro. E o namoro não pode se estender pela eternidade.

Por que existe o noivado? Para passar um recado para a comunidade de que em pouco tempo um novo lar será formado. Esse período é importante também para os pais. Eles precisam se preparar para o processo de perda e ganho que terão pela frente. No casamento, eles perdem a companhia do filho, mas ganham um novo membro na família.

Além disso, o noivado é tempo para os preparativos para a cerimônia, os convites, a nova morada, participação no curso de noivos, etc. Com isso, quero dizer que não se fica noivo caso não se esteja pensando em se casar. Noivado pressupõe uma data para o casamento. Você coloca um anel dourado na mão, e as pessoas vão perguntar quando será o casamento. Esse é o objetivo do noivado.

Casar exige uma quantidade assombrosa de trabalho. As conversas devem fugir das meras trivialidades. É hora de tratar da rotina da vida diária: orçamentos, contas a pagar, moradia e coisas do tipo. Muito mais do que glamour , casamento é pé no chão e contato direto com a realidade.

Outro objetivo importante do noivado é conhecer mais profundamente o futuro cônjuge. É tempo de olhar um para o outro de verdade e avaliar. Afinal, é essa pessoa que vai acordar a seu lado todas as manhãs. Então, é preciso conhecer os traços da personalidade de cada um, seu mundo interior, como reage diante dos problemas, como encara os desafios, e por aí vai.

Há coisas que você não pode negligenciar. Antes de ficar noivo, tenha certeza de que seu namorado ama a Deus mais do que ama você. Tenha certeza de que se trata de uma pessoa de caráter. Essa não é uma decisão qualquer. Antes de seguir nessa direção, certifique-se de que o terreno no qual está pisando é seguro.