Sexta-feira
05 de junho
Perguntas difíceis
Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum. Cântico dos Cânticos 4:7

Deus não tem uma única pessoa para você no mundo. A Bíblia apresenta princípios gerais para que sua escolha seja a melhor possível. Você pode ouvir a opinião de amigos, o conselho dos pais, buscar a orientação divina, mas a decisão será sempre sua.

Se você errar na escolha de um companheiro para a vida, não há como “devolver o pacote”. Portanto, essa é a hora de fazer as perguntas difíceis. Ele ou ela tem planos para o futuro? Você entende as verdadeiras prioridades na vida dele? É alguém responsável profissionalmente? É confiável, econômico, honesto, previdente, puro e respeitador? Como trata os pais e irmãos? Como se veste? É respeitado pelos outros? É violento? Cuida da saúde? Mantém o corpo em forma?

Não adianta fugir dessas perguntas e de muitas outras que vocês terão que se fazer, porque aquilo que incomoda você no noivado será potencializado no casamento. Você pode até tolerar certas atitudes nos encontros semanais, mas isso ficará insuportável no dia a dia conjugal.

Você sofrerá pressão de todos os lados para tomar logo uma decisão, mas não tenha pressa. A pessoa pode ser maravilhosa, mas talvez não seja a ideal para você. Além de todas as questões levantadas acima, é preciso levar em conta o fator atração. A “química” é muito importante.

Você precisa se concentrar no que sente quando está perto dessa pessoa. É necessário gostar da maneira como Deus desenhou o corpo dela. O sorriso, o cabelo e o jeito de olhar devem despertar seu interesse.

Isso é “química”. Não case com ninguém que não satisfaça seu senso estético. Embora esse não deva ser o único critério, ele é muito importante para a felicidade e manutenção do casamento.

Casar não é coisa simples. As variáveis são múltiplas. Realmente não é coisa para pessoas imaturas. Para falar a verdade, nenhum de nós está preparado. É por isso que não podemos abrir mão da orientação divina. Como criador do casamento, Deus sabe a fórmula certa. Se a aplicarmos em nossa vida, seremos felizes.