Quinta-feira
25 de junho
Orações não respondidas
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Provérbios 16:1, ARA

Você já orou fervorosamente por algo e ficou desapontada por não receber a resposta que esperava? Certamente essa não é uma experiência agradável, ao menos momentaneamente. Nessa situação, talvez você se pergunte: Então por que a Bíblia afirma que, se suplicarmos com fé, o Senhor atenderá ao nosso clamor?

De acordo com as Escrituras, Deus sempre ouve nossas orações. Somos nós que não entendemos as respostas que Ele nos dá. Certa vez, ouvi em um sermão que o Senhor atende ao desejo do nosso coração quando se trata de algo bom para nós. Em outras circunstâncias, Ele diz “espere um pouco”, pois sabe que não estamos preparadas para receber o que pedimos. Há ainda momentos em que responde “não”, para evitar nosso sofrimento.

Por ser onipresente e onisciente, Deus conhece o ?im desde o princípio e sabe o que é melhor para nós. Com o tempo, descobrimos que as orações não respondidas, ou melhor, respondidas negativamente, são, na verdade, presentes divinos.

Se hoje você está triste por causa de um relacionamento rompido, uma amizade desfeita, um emprego perdido, uma viagem não realizada, um diagnóstico ruim, a morte de um ente querido e outras situações que lhe tiram o chão, ore ao Senhor e entregue a Ele o controle de sua vida. Nesses momentos, tenha em mente duas coisas: Deus não permite uma provação maior do que podemos suportar (1Co 10:13) e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam (Rm 8:28).

Assim como eu, daqui a algum tempo você será grata pelas coisas que o Senhor não lhe concedeu, pois perceberá que esses “nãos” foram, de fato, livramentos. Além disso, confirmará que os planos de Deus são melhores e que tudo o que Ele faz ou permite é em favor de nossa salvação.

Diante das dificuldades, sempre me lembro desta citação de Ellen White: “Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores” (A Ciência do Bom Viver, p. 479). Permita que essa verdade acalme seu coração e lhe dê forças para continuar na caminhada rumo ao lar celestial. Sobretudo, confie que o Senhor estará guiando seus passos.

Fernanda Loiola Barbosa