Sexta-feira
31 de julho
A casa do mal-agradecido
Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama. Lucas 7:47

Dizem que em Londres há a “Rua dos mal-agradecidos”. Acho que essa não é uma exclusividade da capital da Inglaterra. Creio que em cada cidade exista pelo menos uma rua dessa. Talvez exista mais de uma. Nessas ruas, provavelmente haja também a casa do mal-agradecido. A pergunta é: Você mora em uma casa dessas?

Em Lucas 7, é narrado o relato em que Jesus é ungido por uma mulher pecadora, na casa de Simão, o fariseu. Ellen White liga esse relato à história de Maria (Mt 26:6-13; Mc 14:3-9; Jo 12:1-8; O Desejado de Todas as Nações, p. 558, 559). Isso indica que Simão, o leproso, era o mesmo Simão, o fariseu. E a mulher pecadora era Maria de Betânia.

Simão havia sido curado por Jesus. Ele resolveu dar uma festa em reconhecimento a Cristo. Mesmo curado, ele estava condenado a viver numa casa sombria, a casa do mal-agradecido. Quando Judas criticou a dádiva de Maria, Simão foi influenciado e ficou com vergonha, pois Maria estava em sua casa. Ele achou que Jesus não sabia quem ela era. Simão achava-se melhor do que ela.

Contudo, Jesus conhecia Maria e Simão. Com base nisso, contou uma parábola de dois homens que deviam a um certo credor e não podiam pagar. A dívida de um era imensa, a do outro, bem menor. Os dois foram perdoados. Qual deles amará mais o homem generoso?

A casa do mal-agradecido é habitada por gente que acha que a bênção não é um presente, mas um direito. Para alguns, quanto maior a bênção, maior o mérito por obtê-la. Pessoas assim esquecem que as dádivas de Deus são fruto de Sua graça, que é um dom que não merecemos.

A atitude correta diante de Deus é reconhecer a grandiosidade de Seu amor e de Sua infinita misericórdia. Somente por isso fomos alcançados e perdoados. O que somos ou fizemos não foi o que induziu Deus a nos perdoar e abençoar. É tudo uma questão de graça.

Ao pensar nas inúmeras bênçãos que recebemos, nosso coração deve se encher de gratidão. Em resposta aos presentes de Deus, devemos oferecer nosso melhor em reconhecimento à Sua bondade sem fim.