Quarta-feira
30 de setembro
Caminhar com Deus
Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. Gênesis 5:24

Sabemos pouco sobre Enoque, mas o resumo de sua vida é maravilhoso: “Andou com Deus.” Ele teve filhos e filhas e viveu 300 anos. Depois de caminhar com Deus todos os dias de sua vida na Terra, foi levado para o Céu. No livro de Judas, é dito que Enoque advertiu o povo de Deus sobre o juízo final. Mas, sem dúvida, a informação mais importante de sua história é que ele andou com Deus. Como foi essa caminhada?

Enoque tinha um caráter piedoso. Segundo Ellen White, ele “vivia na própria atmosfera do Céu” (Patriarcas e Profetas, p. 85). Sem dúvida, andou com Deus em todos os deveres de sua vida diária. Ele foi pai, teve família, cuidou de seus negócios e fez amigos.

A fidelidade de Enoque por 300 anos é um desafio para aqueles que acham difícil andar com Deus mesmo por um dia. Mas, se Enoque teve essa história linda com Deus, quero o mesmo para mim. Se ele conseguiu tão profunda amizade com o Todo-Poderoso, então, talvez eu também consiga. Encontramos em sua história alguns passos para nos ajudar em nossa caminhada com Deus.

Primeiro, tenha amizade com o Senhor. Uma pessoa só andará com outra se tiverem afinidade entre si. Em Amós 3:3, lemos: “Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” Se você tem um pé na igreja e outro no mundo, é impossível ter afinidade com Deus. Se Deus lhe pede para fazer uma coisa e você faz outra, não há como ser amigo de Deus.

Em segundo lugar, tenha ódio pelo pecado. A Bíblia diz que o pecado desagrada a Deus. Assim, o segredo da caminhada é aprender a amar tudo o que Deus ama e odiar tudo o que Ele odeia.

Terceiro, tenha uma vida de oração. Para Enoque, a oração era como a respiração da alma. Você não consegue ficar um minuto sem respirar. Dessa maneira, não há como andar com Deus sem orar em todo o tempo. Isso significa estar em relacionamento ininterrupto com Ele: em casa, na faculdade, no trabalho e na igreja. Isso é orar sem cessar! Orar é viver.

Caminhe com Deus todos os dias, e a oração será a respiração de sua vida.