Sábado
17 de outubro
A vida espiritual
Ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade Dele. Filipenses 2:12, 13

Cada pessoa é responsável por seu crescimento na fé. Quem quer progredir e atingir maturidade espiritual precisa pagar o preço. Não podemos nos entregar ao Senhor e depois relaxar, achando que Deus vai fazer o restante de modo automático.

Paulo levava isso tão a sério que apresentou sua luta pessoal como exemplo para a igreja de Corinto: “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. […] Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto, como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele o meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Co 9:24, 26, 27). O ser humano deve cooperar com Deus em todo o processo. A vida cristã tem um preço elevado: o rigoroso preço do treinamento diário.

Isso não significa entrar no reino de Deus por meio de boas obras. A salvação não pode ser alcançada por mérito. Porém, graça faz oposição a mérito; não a esforço. Ninguém se torna parecido com o Senhor sem pagar o preço do compromisso diário. Não pratico as disciplinas espirituais para mostrar o quanto meu relacionamento com Deus é profundo. Pratico para ter um profundo relacionamento com Ele. Procuro, dessa maneira, desfrutar a permanente alegria da presença de Deus por meio da leitura diária da Bíblia, dos momentos de oração e da frequência regular aos cultos da igreja.

Isso não é uma competição pessoal para ver quantos versos da Bíblia consigo ler ou quanto tempo posso ficar em oração. O propósito é abrir espaço diariamente em nossa vida para que Jesus nos ensine a viver como Ele viveu.

Desenvolva sua vida espiritual, coopere com Deus na obra da santificação e desfrute a beleza da salvação pela graça!