Quinta-feira
29 de outubro
Um jovem exemplar
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4:12

Timóteo era um cristão de terceira geração. Ele recebeu a maior influência espiritual de sua mãe e de sua avó. Há um discipulado que é feito em casa, um legado de família. Timóteo era um exemplo vivo de Provérbios 22:6 (ARA), que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar.” A coisa que mais me impressiona é ver um jovem caminhando com Deus e se mantendo fiel durante toda a vida.

O primeiro contato entre Timóteo e Paulo aconteceu logo após o espancamento do apóstolo em Listra, durante sua primeira viagem missionária. Timóteo viu Paulo cantando sem blasfemar nem se queixar. Isso deve ter impressionado o rapaz. Ellen White diz que Timóteo estava entre os que ajudaram Paulo. O apóstolo o escolheu como companheiro na segunda viagem missionária. Os estudiosos da Bíblia acreditam que eles conviveram por aproximadamente 17 anos.

Em geral, temos mais confiança em pessoas de cabelos grisalhos e julgamos a experiência de vida como um elemento importantíssimo para as grandes tarefas. Na cultura oriental dos tempos bíblicos, isso era ainda mais importante. A maioridade só era alcançada por volta dos 30 anos.

A idade não pode ser um motivo para impedir a atuação de qualquer pessoa na obra de Deus. Por isso, Paulo deu a seu jovem discípulo recomendações importantes, que podem ser aplicadas à juventude de hoje.

Timóteo deveria ser exemplo para os demais. Os jovens têm um tremendo potencial. Naturalmente, eles são mais aptos para alcançar outros jovens. E, com certeza, os jovens estão mais bem preparados para fazer a diferença no tempo em que vivemos.

Deus ama a juventude e conta com ela. De acordo com a tradição, Timóteo morreu apedrejado e a pauladas na cidade de Éfeso, por volta do ano 80 d.C. Segundo o relato, ele morreu porque condenou publicamente uma grande procissão pagã dedicada à deusa Diana. Isso é coragem para cumprir a missão.

Deus espera o mesmo dos jovens de hoje. Que Ele levante hoje jovens que amam servir ao Senhor e estejam dispostos a alcançar sua geração com o evangelho!