Sexta-feira
30 de outubro
Novas gerações
Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que Ele havia feito por Israel. Juízes 2:10

A igreja não deve ser separada por categorias. Somos parte de um só corpo. Precisamos aprender a andar juntos. A unidade da igreja é um sermão poderoso. O mundo nunca vai acreditar na mensagem de um povo desunido.

Nos últimos tempos, a Igreja Adventista tem demonstrado grande preocupação com as novas gerações. Em razão do grande número de jovens que abandonam a fé, estamos tentando fazer grandes esforços e empregando muitos recursos para alcançar, manter e discipular a juventude.

O que é uma nova geração do ponto de vista bíblico? Deus quer que cada pessoa seja salva. Mas também que as gerações seguintes sejam alcançadas. A necessidade de redenção das novas gerações é a mesma das antigas. Por isso, o plano divino é repetido diversas vezes, passando de pai para filho. Se Deus está repetindo é porque a nova geração não sabe, esqueceu ou ainda não praticou o que Ele planejou.

A palavra hebraica toledot significa “gerações”. Toledot na Bíblia é um sinal da continuidade do plano divino. Não basta alguns iluminados conhecerem os princípios divinos. É preciso ensinar essas coisas às novas gerações.

O evangelho começa em casa. O discipulado acontece em família. Apenas quando Deus destaca uma missão de liderança, esse papel é transferido para a figura de um mentor. Ao lado de todo grande líder do povo de Deus, você verá a figura de um jovem aprendiz. Assim, você sempre verá, ao lado de Moisés, um Josué. Ao lado de Eli, Samuel. Ao lado de Elias, Eliseu.

Há uma relação importante na transferência da liderança na Palavra de Deus. No Novo Testamento, isso também é demonstrado. Paulo, por exemplo, está sempre acompanhado de Timóteo, Silas, Lucas ou algum outro jovem.

Encontramos na Bíblia um padrão preocupante que se repete: a primeira geração conhece a Deus; a segunda conhece fatos sobre Deus; e a terceira geração não conhece a Deus nem o que Ele fez. Temos o desafio hoje de conduzir as novas gerações a uma experiência pessoal com Deus, como se elas fossem a primeira geração. Precisamos investir no que é eterno! Só teremos uma igreja forte amanhã se conseguirmos depositar as sementes de nossa fé no coração de nossos filhos.