Domingo
01 de novembro
Humildade
Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. Salmo 25:9

Estudiosos do comportamento animal dizem que o ganso, quando nasce, seguirá o primeiro objeto em movimento que encontrar no ambiente. Ocorre uma ligação social entre o filhote e o que estiver se mexendo à sua frente. Os primeiros estudos científicos desse fenômeno foram realizados pelo austríaco naturalista Konrad Lorenz.

Com os seres humanos, o processo de educação tem alguma semelhança. Aprendemos muitas coisas inconscientemente, vendo como agem nossos pais. Em termos espirituais, nascemos em pecado; portanto, somos naturalmente egoístas, orgulhosos e pedantes.

O orgulho é um problema do coração humano desde a infância. Uma criança de dois anos de idade sente-se a senhora absoluta do pedaço. Se ela cresce ao lado de alguém que vive como se não dependesse de ninguém, acabará se convencendo de que é a última bolacha do pacote. No coração do orgulhoso, não há lugar para ninguém a não ser ele mesmo.

Quando os pais cuidam de perto da formação da autoestima de seus filhos, precisam falar do valor próprio da criança, mas também é essencial ensiná-la a depender dos outros para vaciná-la contra a arrogância. Toda criança necessita aprender desde cedo que dependemos uns dos outros para viver.

Humildade é uma escolha. Somos seres dependentes, feitos para partilhar e compartilhar. O salmista diz que Deus é capaz de ensinar o caminho da humildade a todo filho que O ama. O remédio para o coração egoísta é a humildade. Deus sabe que precisamos experimentar a vida, alegria e provisão que encontramos Nele e também aquela parcela de vida que experimentamos no convívio uns com os outros.

O desafio de hoje é aprender a trilhar o caminho da humildade. Um passo de cada vez!