Quarta-feira
13 de janeiro
Amas-Me?
Pela terceira vez, Ele lhe disse: “Simão, filho de João, você Me ama? [...] Disse-lhe Jesus: “Cuide das Minhas ovelhas”. João 21:17

Jesus chamou Pedro para apascentar as ovelhas de Seu rebanho. Ele não tinha capacidade para cumprir esse trabalho. Talvez nem imaginasse sua situação: tinha o coração dividido. Controlado por medo e vergonha, esquivarase de sua identidade como seguidor do Mestre, negando-O três vezes! O olhar compassivo e perdoador de Jesus O alcançou, e ele se arrependeu. Porém, sentindo-se indigno do chamado, voltou para sua antiga ocupação de pescador.

Jesus já o havia escolhido, por isso foi atrás de Pedro. “Pedro, amas-Me?” O Mestre fez essa pergunta porque sabia quem Pedro poderia ser e o queria inteiramente. Mais uma vez Jesus fez a pergunta: “Pedro, amas-Me?”

Pedro sentiu-se incomodado pela insistência, mas Jesus ainda repetiu uma terceira vez: “Pedro, amas-Me?” Sem amá-Lo de todo coração, mais do que qualquer coisa, Pedro jamais cumpriria, de fato, a missão. Jesus – mais nada – deveria ocupar o primeiro lugar nos projetos e objetivos do discípulo.

Três vezes Pedro negara o Mestre. Por isso, três vezes Jesus o fez refletir, até seu coração pertencer inteiramente a Ele. Finalmente, Pedro estava apto para apascentar ovelhas.

Ao nosso redor há um vasto rebanho de ovelhas. Para algumas, talvez esteja tudo bem pastar nos gramados sujos e cheios de ervas daninhas deste mundo mau. Muitas não conhecem os perigos que as rondam. Outras ignoram um Salvador e a esperança de um mundo melhor. Por isso, o Bom Pastor nos convida a apascentar Suas ovelhas. Ele chama mães, esposas, amigas, filhas, para que apascentem os filhos, o marido, a mãe, a colega de trabalho, a irmã da igreja, a vizinha…

A pergunta repetida a Pedro e o convite são feitos a nós também: “Amas-Me, mais do que tudo o que tens? Apascenta as Minhas ovelhas.”

Você já se esquivou desse convite? Talvez tenha se sentido indigna, despreparada ou não tenha dado importância a ele. O Mestre não está preocupado se somos indignas ou capacitadas, mas disponíveis, pois Ele nos instrui e nos habilita para o trabalho.

Permita que o Bom Pastor seja o centro de seu coração e aceite o Seu convite. Ele a capacitará a amar, conduzir, tocar, influenciar e finalmente ver no Céu cada ovelha que cruzou o seu caminho.