Quinta-feira
07 de janeiro
Dois irmãos
Dediquem-se uns aos outros com o amor fraternal. Romanos 12:10

Os irmãos John e Charles Wesley nasceram no início do século 18, havendo entre eles uma diferença de três anos. Filhos de pastor, eles formaram uma dupla missionária tão bem-sucedida que reavivou a igreja em toda a Inglaterra. À primeira vista, parece que eram perfeitos e não tinham diferenças entre si. Será? Certamente que não! No entanto, o foco em Cristo os ajudou a superar as discordâncias, e eles uniram forças para fazer a vontade de Deus.

Apesar de muitos irmãos viverem desunidos, o fato é que o laço familiar nunca será rompido. De certa forma, eles estão unidos por toda a vida. Um dos motivos é que, durante anos, os irmãos vivem juntos a maior parte do tempo. Eles são companheiros de brincadeira na infância, parceiros das descobertas da vida na adolescência e amigos que dividem as memórias mais marcantes e as dores mais intensas da juventude.

Que as rixas existem, isso é fato. Nem a Bíblia esconde essa realidade. Esaú e Jacó passaram grande parte da vida em disputas, brigas e ruptura. Mas eles permitiram que a graça divina os alcançasse e quebrasse as barreiras que os separavam. Eles demonstram que, acima das diferenças, o que deve chamar a nossa atenção são aqueles irmãos que conseguiram desenvolver respeito mútuo e tornaram-se companheiros, amigos e que aprenderam e cresceram um com o outro.

O legado dos irmãos Wesley nos mostra que é possível lidar com as diferenças e superar as disputas se o foco estiver em fazer a vontade de Deus. Charles Wesley compôs mais de 6 mil hinos, entre eles, alguns traduzidos para o português, como “Glória ao Rei Que Vos Nasceu” (HASD, nº 41), “Meu Divino Protetor” (HASD, nº 97) e “Ó Amante de Minh’Alma” (HASD, nº 380). Por sua vez, John Wesley ficou conhecido como “O cavaleiro de Deus”. Estima-se que em 50 anos, ele percorreu 400 mil quilômetros e pregou cerca de 40 mil sermões. Que o exemplo de parceria dos irmãos Wesley nos motive a ser unidos para fazer a vontade do Senhor.