Sábado
23 de janeiro
Seja destemido
Não tremam, nem tenham medo! Isaías 44:8

Algumas pessoas se orgulham de dizer que não têm medo de nada. Será? O medo é um sentimento comum a todos, desde que nascemos. Aliás, na infância sentimos temores inesquecíveis. Quem nunca teve medo do escuro?

Nos momentos de medo é impressionante o quanto nossa mente é criativa. Ela consegue ampliar o risco e criar visões e sons imaginários. De repente, a sombra da árvore na janela se transforma na imagem de um ladrão querendo entrar no quarto. O coração acelera, o suor escorre pela testa, os músculos se contraem, e a respiração quase para. Então amanhece o dia, e vemos o quanto somos tolos. Ficamos aliviados porque a situação não oferecia risco algum.

Infelizmente, os medos não estão restritos à infância. Os temores que surgem na adolescência e na vida adulta não são menos assustadores. “E se eu não conseguir namorar?”, “E se eu não emagrecer?”, “E se não passar no vestibular?”, “E se não tiver um emprego?”, “E se meus pais morrerem?”, “E se os planos não derem certo?”. A lista é infindável.

A Bíblia registra muitas situações de medo. Até mesmo grandes nomes da história sagrada temeram e pensaram que não conseguiriam superar seus medos. Ameaçado pela situação, Elias teve medo; por causa da guerra, Gideão teve medo; diante de um problema “insolúvel”, Josafá teve medo; e até mesmo o corajoso Davi sentia medo frequentemente.

Essas histórias nos ensinam que, no campo espiritual, o contrário do medo é a fé. É ela que transforma medrosos em valentes do Senhor e nos ajuda a superar nossos temores e limitações. A Bíblia nos ensina que Deus sempre acalma o medo e motiva o ser humano à superação por meio da fé. É o Senhor mesmo quem diz: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Is 41:10).