Domingo
21 de fevereiro
Relógio incansável
Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio. Salmo 90:12, NTLH

Você deve conhecer pessoas que têm dificuldade para administrar o tempo. Elas sempre estão atrasadas, perdem a concentração e, ao fim do dia, carregam a sensação de que não aproveitaram bem as horas disponíveis. Usar o tempo com eficiência e reduzir as horas gastas com atividades improdutivas é um dos grandes desafios que enfrentamos. Por isso, precisamos refletir sobre essa importante dimensão da vida e aprender a valorizar cada momento.

Ao se concentrar no canto de um pássaro, certo poeta sentiu-se repreendido e despertado para uma reflexão sobre o desperdício ou mau uso que fez do seu tempo. Triste, talvez pelos sonhos não realizados, pela falta de iniciativa, pelas preciosas horas desperdiçadas que não voltavam mais, ele passou a olhar com apatia e desesperança para o futuro que lhe restava.

É preciso aprender a lição. Se sabemos que deveríamos usar melhor o tempo, ainda existe uma chance. Há um Deus no Céu interessado em nos ajudar a administrar nosso tempo. De fato, a vida é definida por nossas prioridades. Se nos organizarmos, descobriremos a alegria e a grande satisfação que vêm da sensação de dever cumprido. Isso também dará oportunidade para que tenhamos tempo para recreação sadia. Assim poderemos viver de maneira equilibrada.

O texto bíblico de hoje, em forma de oração, chama nossa atenção para a realidade de que nosso tempo é curto e de que precisamos da ajuda de Deus para alcançar resultados satisfatórios no saldo da vida. Se você sente que precisa valorizar mais cada momento, faça como o salmista: ore a Deus para usar seu tempo com sabedoria. Caso contrário, o que lhe restará será a triste constatação de que o tempo não volta jamais.