Sábado
27 de fevereiro
O fundamento do lar
Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Salmo 127:1, NTLH

A família, conforme foi idealizada pelo Criador antes da queda do primeiro casal, tem sofrido severos ataques em nossos dias.

Apesar de todas as opiniões contrárias, a família planejada por Deus como a base da sociedade continua sendo essencial para nossa formação. Deus nos colocou no seio de um lar para que descobríssemos o que significa amar e ser amado, para sermos cuidados e protegidos, para aprendermos o que significa intimidade e termos um lugar em que podemos ser nós mesmos.

O verso de hoje nos lembra de que é preciso edificarmos nossa casa sob a bênção e as orientações de Deus. A Bíblia apresenta o ideal divino para a família e como podemos vivê-lo em nosso lar. Você pode até ter nascido em uma família disfuncional, problemática, mas isso não precisa se repetir, embora até seja a tendência natural. Deus pode te capacitar a construir uma família diferente.

É verdade que não existem famílias perfeitas. Até mesmo os patriarcas bíblicos atravessaram grandes crises familiares. Abraão viu a felicidade do lar ameaçada depois de ter tido um filho com a serva de sua esposa. Isaque e Rebeca tiveram dificuldade em administrar a disputa entre irmãos. Jacó conheceu de perto os dramas das intrigas familiares. Ainda assim, eles colocaram sua família nas mãos de Deus e foram vitoriosos. Por isso, não desanime. Por meio de muita oração, do estudo da Palavra de Deus, das instruções inspiradas que temos e de bons livros, podemos criar um ambiente seguro e cheio de amor.

A sociedade apresenta diversas configurações familiares estranhas ao plano divino, mas não devemos nos iludir. Seguir os princípios bíblicos é o segredo para a vitória no lar. Que bom termos a Bíblia para nos orientar, mostrar o caminho e dar esperança! É insistindo no plano de Deus que, um dia, poderemos concretizar nosso sonho de ter uma família feliz.