Quinta-feira
25 de fevereiro
Passos de uma queda
Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra [...] as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12

Davi não caiu de uma hora para outra. A obra do inimigo é uma ação secreta que mina as fortalezas dos princípios: negligência de ser fiel a Deus e de confiar Nele inteiramente, e a disposição para seguir costumes e práticas do mundo.

Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas passo a passo se tornou um homem segundo o coração de Satanás.

O reino de Israel era uma poderosa nação. Davi tinha grande poder e seu povo o amava. Como honrara a Deus, era honrado por Ele.

Entretanto, no êxito se escondeu sua maior derrota. Seu primeiro passo na decadência foi descansar em seu sucesso, permitindo-se ser seduzido por poder, luxo e influências das nações pagãs, exaltando a si mesmo.

O segundo passo foi diminuir a relevância dos princípios e da malignidade do pecado. Para as demais nações, crimes não tolerados nos súditos não eram condenados no rei. Davi se achou imune àquilo que condenava no povo.

Mais distante de Deus, à vontade e desprevenido, sua mente ficou mais acessível ao mal. O terceiro passo foi ouvir as insinuações diabólicas que despertaram os desejos impuros e o levaram ao ato ilícito com Bate-Seba.

O quarto passo estava mais fácil. Entregue a Satanás, rebaixou-se cada vez mais. Sentia-se culpado, mas não arrependido. Precisava esconder seu erro. Bate-Seba estava grávida. Então tentou ludibriar o marido dela a fim de que este se deitasse com a esposa para que tornasse possível justificar a gravidez, mas não teve sucesso.

O quinto passo foi dado quando, desesperado, sob a sugestão satânica, mandou assassinar Urias. Morto pelos inimigos na batalha, Urias não lhe imputaria a culpa; Bate-Seba estaria livre para ser sua mulher, as suspeitas contra ele desapareceriam e ainda manteria a honra real.

Assim, o justo e íntegro rei Davi se entregou ao maligno, e, como agente de Satanás, manchou a alma com o pecado, desonrou a Deus, sua família e seu reino.

Desde o início Satanás incita os filhos de Deus a darem o primeiro passo. Foi assim com os anjos, Adão, Eva, e assim é hoje.

Para os arrependidos, há o perdão divino, mas quanto sofrimento pode ser evitado quando dizemos “não” à primeira insinuação do diabo. Resistamos, em nome de Jesus, ao primeiro passo.