Sábado
10 de abril
Queres ficar sã?
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. João 5:2

Era época de festas em Jerusalém e a cidade estava cheia de peregrinos. Indo ao templo no sábado, Jesus viu o tanque de Betesda, construção comum nas sinagogas antigas, por sua utilização nos rituais de purificação.

Algumas vezes, essas águas se moviam. O povo, influenciado por crenças pagãs, acreditava que anjos moviam as águas, e o primeiro a entrar nelas sararia de qualquer enfermidade. Centenas de doentes aguardavam o agitar das águas e se precipitavam ao tanque, atropelando os mais fracos.

Alguns mais debilitados eram levados por alguém e deixados lá. Muitos morriam. Havia abrigos em torno do tanque para proteção dos doentes contra o calor do dia e o frio da noite. Alguns passavam a noite ao seu redor, arrastando-se para as águas dia após dia.

Que cena deprimente! Sendo sábado, Jesus não quis comprometer Sua missão.

Havia na região um homem que era paralítico fazia 38 anos. Vivia isolado, deprimido, sentindo-se miserável e indigno da graça divina. A cada mover das águas, esperava que alguém o conduzisse ao tanque, mas outros entravam primeiro.

Moribundo, jazia em sua esteira quando seus olhos cruzaram com o olhar terno e compassivo de Jesus, de quem ele ouviu: “Você quer ser curado?”

A esperança voltou-lhe. E ele respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada” (Jo 5:6, 7).

Jesus compreendeu sua visão espiritual distorcida e nem lhe pediu para ter fé Nele. Ordenou-lhe: “Levante-se! Pegue a sua cama e ande” (v. 8).

O homem não deu espaço à dúvida. Um novo vigor renovou-lhe cada nervo e músculo, enchendo de saúde seu corpo paralisado. Rapidamente obedeceu à ordem e se pôs em pé. Ele poderia ter questionado as palavras de Jesus, mas creu e obedeceu e foi curado.

Em tempos de dúvidas, questionamentos e racionalizações se multiplicando, somos tentadas a questionar as ordens de Deus. Enquanto resistimos à obediência e à confiança na Palavra de

Cristo, continuamos a nos debater, arrastando o sofrimento sem fim.

Você também precisa da cura divina. Olhe para cima! O amoroso Salvador a vê com ternura e piedade e pede que se levante e ande. Não é preciso esperar estar sã. Creia e obedeça à Sua Palavra, e Ele a restaurará, seja qual for sua história de condescendência que a tornou cativa da esteira do pecado.