Sábado
10 de abril
Desvendando o mistério
Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. João 1:3

Naturalmente o ser humano tem interesse em conhecer a origem das coisas. Perguntas sobre o surgimento do Universo e da vida têm caminhado com a humanidade. Para muitos, a palavra que melhor define essa busca é “mistério”. Em suas reflexões mais profundas a respeito de tudo o que os cerca, acabam se contentando em afirmar que o cosmos, o planeta, a natureza e a vida são enigmáticos demais.

Outros, por sua vez, sentem-se desafiados a pesquisar e encontrar respostas que satisfaçam seus anseios. Consideram que tudo no Universo opera de acordo com leis consistentes que podem ser estudadas, comunicadas e aplicadas com confiança. Longe de uma conclusão simplista que define as origens como “mistério”, buscam descobrir como as coisas vieram à existência. Uns consideram isso obra do acaso, enquanto outros acreditam que há um Ser inteligente por trás do surgimento do Universo e da vida.

A Bíblia revela que a origem de tudo está em Deus. Todas as coisas, animadas e inanimadas, surgiram por iniciativa Dele. Do nada, Ele criou tudo. O apóstolo Paulo afirmou: “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28).

As Escrituras dizem que o Senhor não criou um mundo desordenado e caótico. Ao contrário, no sexto dia da criação, Ele declarou que tudo era “muito bom” (Gn 1:31). Isso significa que Deus nos criou com um propósito definido. Fomos criados para adorar e glorificar Seu nome, para nos relacionar com Ele e com os semelhantes e viver eternamente. Dessa maneira, a plenitude de vida que a humanidade busca só pode vir do Senhor.

Ele organizou o caos; assim também somente Ele pode organizar o caos de sua vida. Somente Ele pode consertar aquilo que já se quebrou. O amor que
O motivou a trazer vida a este mundo é o mesmo que O leva a conceder vida à sua existência manchada pelo pecado. Aceitá-lo como Criador não se resume apenas a uma crença a respeito das origens, mas ao começo de uma nova vida com Ele.