Quinta-feira
06 de maio
Fonte de justiça
Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra. Provérbios 21:21

A sociedade clama por um mundo mais justo e melhor, mas como alcançará esse propósito? A resposta demanda a existência de pessoas justas. A Bíblia, porém, afirma que “não há nenhum justo, nem um sequer” (Rm 3:10), “somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo” (Is 64:6). Embora a condição humana naturalmente seja essa, as Escrituras indicam que há uma maneira de ser justo: sendo justificado pelo sangue de Cristo.

A Palavra de Deus apresenta muitos exemplos de pessoas que, pela fé, “praticaram a justiça” (Hb 11:33). Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus (1Sm 13:14). José não ousou deitar-se com a mulher de Potifar porque pecaria contra o Senhor (Gn 39:9). Timóteo foi aconselhado a fugir “dos desejos malignos da juventude” e seguir “a justiça” (2Tm 2:22). De fato, as pessoas esperam que o cristão dê testemunho de sua justificação no cotidiano.

O tema da justiça, e todos os seus aspectos, é muito explorado no texto sagrado. O apelo de Deus, o Justo que “defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos” (Sl 146:7), é para que Seus filhos sejam justos e deem evidência disso. “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (Mq 6:8); “aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão.Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva” (Is 1:17); “não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça” (Lv 19:15).

Enquanto aguardamos o reino da justiça, devemos nos entregar inteiramente nas mãos do único que pode nos tornar justos: Jesus Cristo. Em breve, Ele aparecerá nas nuvens do céu trazendo justiça a todas as causas, e todos estaremos diante do trono de Deus para responder por nossas escolhas. Que você tenha o privilégio de experimentar que “o fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre”! (Is 32:17).