Sexta-feira
07 de maio
O conhecimento da verdade
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Provérbios 1:7, NTLH

Como as pessoas reconhecem algo verdadeiro? Alguns se embasam em tradições culturais, no senso comum ou em sua intuição. Outros afirmam que o verdadeiro conhecimento deriva daquilo que pode ser comprovado por meio da observação. A existência de conhecimento por meio de dados sensoriais não pode ser negada. Contudo, o perigo de abraçar essas abordagens é que os dados obtidos a partir dos sentidos humanos não são completos e incontestáveis.

Os cristãos reconhecem que existem várias fontes de conhecimento disponíveis. Uma delas é o mundo ao redor, que revela as digitais do Criador, ainda que estejamos em uma realidade de pecado. Outra é a razão, que convida os cristãos a serem racionais. Essas fontes, porém, devem ser analisadas sob as lentes da revelação bíblica. Dessa maneira, as Sagradas Escrituras devem estar no centro da busca pelo conhecimento verdadeiro.

A Bíblia nos ajuda a compreender a realidade apresentando uma premissa básica que é a existência do mal. Além disso, ela narra a existência de um conflito entre Cristo e Satanás, que atinge a todas as pessoas. Essa controvérsia é apresentada nas Escrituras, de Gênesis a Apocalipse.

Com relação ao conhecimento mais importante, do qual depende nossa salvação, Deus também não nos deixou no escuro. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3:16, 17). Se você tem dificuldade de compreender a Bíblia, siga o conselho inspirado: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1:5). Você gostaria de crescer no conhecimento que conduz à vida eterna? Então abra o coração à Palavra de Deus.