Domingo
02 de maio
Sob as chamas do céu
Assim Ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação. Gênesis 19:25

Deus havia orientado Abraão a sair de Ur. Ele se estabeleceria em Canaã, dando início a um povo separado a quem Deus usaria para testemunhar Dele ao mundo. Ló, seu sobrinho, foi junto.

Com as brigas entre os pastores dos numerosos rebanhos de ambos, o gentil Abraão deixou que Ló escolhesse em qual região preferiria se estabelecer. E do coração da Palestina, Ló desceu para o leste, entrando com sua gente e seus rebanhos no vale do Jordão, ao sul do Mar Morto, em uma planície fertilíssima.

Sodoma era a mais bela das cidades do vale, situada em uma linda planície. Ricas plantações, numerosos rebanhos e gado, investimento na arte e no comércio tornaram-se o orgulho dessa cidade. Seus palácios eram adornados com tesouros do Oriente trazidos pelas caravanas do deserto.

O povo vivia sem preocupações, em orgia, banquetes e bebedeira. Havia fartura, e o tempo era esbanjado com futilidades. A vida ociosa abriu as portas a Satanás, tornando os moradores violentos, explícitos desafiantes de Deus e de Sua lei. Embora conhecessem a história do mundo antediluviano e soubessem como a ira de Deus se manifestara, seguiam o mesmo caminho.

O dia amanheceu como os demais. O sol brilhou, e as atividades rotineiras com negócios e prazeres tomaram seu lugar.

Ló, em vão, advertira sua família. Seus genros zombavam de seus avisos. De repente, ouviu-se o som estrondoso de trovão em um céu sem nuvens, e uma inimaginável tempestade. Enxofre e fogo caíram do céu sobre as cidades e a fértil planície; palácios e templos, casas finas, jardins e vinhedos, e multidões desocupadas, buscando prazer, as quais na noite anterior desonraram os anjos do Céu, simplesmente desapareceram. Apenas a enorme fumaça subia sobre o outrora belo vale de Sidim, testemunhando da justiça e do juízo divinos.

Deus suporta longamente o pecador, mas há um limite além do qual não podemos avançar no pecado. Então a oferta de graça e misericórdia é retirada, e o juízo divino se manifesta.

Ouça a voz e o convite divinos para buscar vida pura semelhante à de Cristo. Nem um minuto longe de Seus caminhos vale a pena e nossa insistência pode nos custar caro demais.