Segunda-feira
03 de maio
Vontade e escolhas
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Provérbios 3:5

Desde o acordar até irmos dormir, fazemos muitas escolhas. Pessoas impulsivas tomam decisões levadas apenas pelas emoções. Pessoas fracas para decidir pensam muito; sabem o que é correto, mas, por medo do que vão pensar ou da vergonha, esperam os outros decidirem por elas, ou decidem tarde demais. Pessoas rígidas são bem decididas, mas só dizem “não”; fazem as coisas da mesma forma, não procuram soluções novas e têm dificuldade de reconhecer erros.

“A vontade é o poder que governa a natureza do homem, pondo todas as outras faculdades sob seu comando. A vontade não é gosto nem a inclinação, mas o poder que decide, o qual atua nos filhos dos homens para obediência a Deus, ou para a desobediência” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 151).

Apenas teremos certeza de que nossa vontade é correta se a entregarmos a Deus. Muitas mulheres podem até esperar e desejar vencer más tendências, mas descerão à ruína por suas más escolhas, porque não entregaram a vontade a Deus. Isso é sério! Em outras palavras, mesmo não declaradamente, elas escolheram não servir a Deus.

O Dr. Timothy Jennings defende que a razão e a consciência (canal de comunicação divina), designadas por Deus, igualmente devem ser os agentes governadores das escolhas. Elas formam o discernimento, comandando as emoções e os comportamentos. Quando as escolhas feitas violam a razão e a consciência, há inquietação e ansiedade. Quando a razão e a consciência estão à frente, a princípio nossas escolhas podem gerar desconforto. Mas, em seguida, vêm a paz interior, a confiança e a satisfação.

Quantas vezes, na vida familiar, no trabalho, na igreja ou outras circunstâncias, agimos, ora movidas apenas por emoções, ora somente pela razão ou fanaticamente apenas pela consciência. Não dizemos “não” por medo do que vão falar, não colocamos limites por sentir vergonha, deixamos que outros nos controlem ou confiamos apenas no próprio entendimento, e enfrentamos conflitos por nossa incoerência, imprudência e fraqueza.

Sejam quais forem as escolhas que você precisa fazer, analise todas as suas dimensões e submeta sua vontade à de Deus, estabelecida em Sua Palavra. Dessas escolhas, você nunca se arrependerá.