Quarta-feira
05 de maio
Pedindo a morte – 1
E entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. 1 Reis 19:4

Elias havia presenciado uma espetacular demonstração do poder de Deus no Carmelo. No entanto, na mesma noite, foi despertado com uma ameaça de Jezabel: ela o mataria por causa da morte de seus sacerdotes.

Elias tremeu de medo e se deprimiu. Achou que o acontecimento do Carmelo não mudara a disposição de Acabe e que não haveria uma reforma verdadeira no povo.

A chuva torrencial ainda caía, era noite, mas ele levou seu ajudante até um local e dali fugiu sozinho deserto afora. É possível imaginar que, após três anos de inúmeras evidências do amorável cuidado de Deus e após seu corajoso confronto e triunfo diante dos idólatras de Israel, esse recado lhe abatesse o ânimo? Elias não estava livre das
fragilidades humanas.

Se ele tivesse apelado para a proteção que tantas vezes já o acompanhara, Deus não o teria protegido novamente? Sim! Teria sido mais uma história de vitória e mais um testemunho para o ímpio casal real e o povo. Mas Satanás o induziu a desconfiar de Deus.

Cansado, o profeta fugitivo sentou-se debaixo de uma árvore no deserto e pediu para morrer. Não queria nunca mais ver ninguém na frente! E adormeceu.

“Todos nós passamos por dias de profunda decepção e desânimo – dias em que só predomina a tristeza, nos quais é difícil crer que Deus é ainda o bondoso benfeitor de Seus filhos na Terra; dias em que os problemas perturbam de tal forma que parece melhor morrer do que continuar vivendo. É nesse momento que muitos perdem sua confiança em Deus […]. Se nesses momentos pudéssemos discernir com percepção espiritual o significado das providências de Deus, veríamos anjos procurando nos salvar de nós mesmos, esforçando-se para firmar nossos pés num fundamento mais firme que os montes eternos; e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do ser” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 162).

Mesmo tendo experimentado as grandes obras de Deus em sua vida, você já enfrentou momentos de desânimo, como se nada mais restasse pelo que valesse a pena viver? Não é plano de Deus que nos deixemos levar pelo desânimo. No devido tempo e modo, Deus nos dará toda a força necessária para vencermos as mais fortes ciladas do inimigo. Confiemos Nele!