Quinta-feira
06 de maio
Pedindo a morte – 2
O que você está fazendo aqui, Elias? 1 Reis 19:9

Em sua dura prova, Deus não havia abandonado Elias! Ele o amava e cuidava dele como sempre havia feito. O coração divino Se movia de compaixão por aquele Seu servo fiel assustado, correndo pelo deserto, escondendo-se e adormecendo pelo cansaço.

Deus enviou um anjo que tocou suavemente Elias e o despertou. Mas o profeta estava tão assustado que, em um sobressalto, imaginou que sua inimiga o havia encontrado, e ele estava pronto a fugir novamente.

Como nossa imaginação nos prega peças! Quantas vezes superestimamos nossos problemas e subestimamos o poder divino! Elias percebeu que quem estava ao seu lado não era um inimigo. O anjo lhe apontou o alimento na sua cabeceira: um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água.

Após comer, Elias adormeceu novamente. Pela segunda vez, o anjo o acordou e lhe ofereceu mais alimento. Ele teria um longo caminho pela frente. Agora, bem nutrido e desperto, Elias caminhou 40 dias e 40 noites até Horebe, encontrando refúgio numa caverna.

Ali Deus o encontrou. Perguntou-lhe o que ele fazia lá. Depois relembrou-o das intervenções miraculosas. Elias se queixou. Tinha sido zeloso e fiel contra o paganismo, e agora a mulherzinha do rei queria matá-lo!

Deus mostrou ao profeta que não eram necessariamente a eloquência, a lógica e as demonstrações estrondosas da verdade as formas mais convincentes para converter pessoas perdidas, mas a operação silenciosa do Espírito Santo.

Elias parou de reclamar e compreendeu que, antes de completar Sua obra, deveria aprender a confiar inteiramente em Deus. Então voltaria a Israel e seguiria seu trabalho.

Você está abalada pelos problemas da vida? Nessas horas, Satanás procura relembrar erros, fazendo-a desconfiar de Deus e duvidar de Seu amor, para afastá-la Dele. Deus lhe pergunta: “O que está fazendo aí, desanimada nesse cantinho? Eu lhe dei uma tarefa. Muitas pessoas precisam Me conhecer. Quem mandou você se esconder aí?” E Ele nos mostra Seu auxílio. “Se fôssemos capazes de enxergar através de olhos espirituais, […] veríamos anjos voando velozes para ajudar essas pessoas tentadas, fazendo as legiões do mal retrocederem à força e colocando seus pés sobre uma firme plataforma” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 176).

Creia na direção de Deus e prossiga sem medo!