Quarta-feira
21 de julho
Inclusão divina
Então Ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”. Lucas 8:48

Jesus Se dirigia à casa de um importante chefe judeu. Uma mulher O seguia. Fazia 12 anos que ela sofria de uma doença, talvez metrorragia, ou fluxo excessivo fora do ciclo menstrual. A doença podia ser o resultado de transtornos inflamatórios e hormonais, tumores, problemas de coagulação, etc.

O fato é que ela estava debilitada. Gastara seu dinheiro com médicos e tratamentos. O Talmude estabelece ao menos 11 tratamentos diferentes para hemorragia: uns tônicos e adstringentes; outros, místicos e bizarros, como carregar cinzas do ovo de avestruz em saco de linho no verão e em saco de algodão no inverno ou carregar um grão de cevada encontrado nas fezes de uma mula branca.

Pobre mulher! Na última visita médica, ela ouviu a sentença: “Incurável.”

Para piorar, sua doença a tornava impura. Ela não podia tocar em nada ou em ninguém. Também não podia ser tocada nem ir ao templo ou à sinagoga.

Fora isso, um falso conceito de sua doença fazia com que os outros a vissem como vítima de castigo divino por algum pecado.

Excluída e sem esperança, ela ouviu falar sobre Jesus. Quando soube que Ele estava na cidade, mesmo fraca e andando devagar, ela chegou à beira-mar, onde Jesus ensinava, cercado por uma multidão.

Era impossível aproximar-se Dele. Em vão, ela O seguiu até a casa de Mateus. Frustrada, temendo ser descoberta por algum conhecido, viu Jesus abrir caminho próximo dela. Era sua chance! E, num último esforço, aguardou que Ele Se aproximasse mais e tocou, de leve, a veste do Mestre. Imediatamente se sentiu curada.

Revigorada e vibrando, saía discreta, quando ouviu Jesus perguntar quem O tocara. Ele distinguira o toque da fé e o toque casual dos demais.

Percebendo que Jesus a fitava, tremendo, jogou-se aos Seus pés. Chorando de gratidão, contou-Lhe sua história de sofrimento, exclusão e cura.

Jesus lhe disse as palavras do verso de hoje, ressaltando que não fora o toque nas vestes que a curara, mas sua fé, e chamou-a de filha.

É o único registro nos Evangelhos de que Jesus chamou alguém de filha. De excluída, tornara-se incluída pelo próprio Jesus, que a convidou a fazer parte de Sua família e ser testemunha de Sua bondade.

Você às vezes se sente invisível e excluída? Permita-se ser alcançada por Jesus. Nunca mais você estará perdida na multidão. Será também chamada filha amada a quem Ele deseja dar o Céu.