Segunda-feira
26 de julho
Por trás de um neto piedoso

Timóteo foi o colaborador mais próximo e um dos associados mais responsáveis do apóstolo Paulo, ajudando-o a cuidar de diversas congregações espalhadas pelo mundo grego. Ele vinha de um lar dividido pela religião: mãe judia e pai grego. Portanto, conhecia duas cosmovisões bem diferentes, o paganismo e o monoteísmo.

A Bíblia menciona, além da mãe de Timóteo, sua avó, como influenciadora em sua caminhada cristã. Loide era uma judia devota que vivia em Listra, na Ásia Menor. Ela havia educado sua filha, Eunice, no judaísmo.

Avó, mãe e neto se converteram ao cristianismo, provavelmente na primeira visita de Paulo e Barnabé a Listra.

Quando escreveu as cartas a Timóteo, Paulo estava preso em Roma, na expectativa de que Nero mandasse executá-lo a qualquer momento. Sentado dia após dia em sua cela, o idoso apóstolo se preocupava com Timóteo e o chamou.

Desde sua conversão, o rapaz havia tomado parte ativa no ministério, e os dois se tornaram grandes amigos. Como Paulo não tinha filhos, Timóteo se tornou um motivo de alegria ao idoso e esgotado apóstolo. Porém, ocupado como estava com a igreja de Éfeso, Timóteo levou vários meses até chegar a Roma. Paulo temia não conseguir reencontrá-lo e tinha importantes orientações a dar-lhe. Por isso, ele escreveu cartas a Timóteo. Em uma delas, o verso bíblico de hoje, Paulo fez menção ao exemplo piedoso que Timóteo havia recebido.

Embora a relação entre avós e netos varie em cada família, uma avó cristã tem muito a contribuir na formação dos netos. Por causa de sua experiência cristã, ela pode ser um exemplo silencioso de piedade. Desde que respeite o espaço e os limites da família dos filhos, a avó pode contribuir, quando solicitada, em momentos de crise familiar, ajudando, quando possível, no cuidado dos netos, buscando-os na escola, ficando com eles, contando histórias, transmitindo valores, ajudando na educação e mantendo o vínculo entre as gerações.

Se você é avó, que Deus lhe dê sabedoria para ser como Loide, a avó piedosa que cumpriu sua missão impactando a vida do neto e preparando-o para ser um servo de Deus. Se ainda não é, inspire-se nesse exemplo.