Sábado
18 de setembro
Diante de impossibilidades
Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Gênesis 21:2

Dizem que mais da metade de nossos problemas se resolvem sem fazermos nada. Isso traz certo alívio. Mais da metade de nossa ansiedade será resolvida naturalmente. Dentre nossos anseios, existem problemas que, teoricamente, podemos resolver. Outros estão fora de nosso controle. Muitas vezes, porém, vemos pessoas querendo fazer o impossível para controlar aquilo que está na esfera divina. De fato, temos a tendência de resistir às impossibilidades da vida. Não aceitamos o fato de que não podemos fazer tudo. Nossa vontade é controlar o incontrolável.

Abraão estava com um problema humanamente impossível de ser resolvido. Deus tinha prometido que ele teria um filho. Como isso ocorreria? Quando Deus fez a promessa a Abraão, ele já era idoso, e sua esposa, além da idade avançada, era estéril. Era, portanto, uma grande impossibilidade, pois as dificuldades aumentariam. Os anos passavam, e Abraão envelhecia. Era definitivamente impossível para ele e para Sara terem um filho. Então, querendo ajudar a Deus, Abraão armou um plano e tentou conquistar o que não estava a seu dispor. Ele teve um filho fora do casamento, fora dos planos de Deus, e isso só lhe trouxe dor de cabeça (Gn 21:9-34).

Mesmo assim, a promessa divina continuava válida. Quando Abraão estava com quase cem anos, Deus realizou o milagre. Sabe o que isso mostra? Que Deus é um Deus de milagres, e Sua palavra se cumpre. Apesar de nós, Ele opera, atua e age no devido tempo.

Ao olhar para sua vida, existe algo impossível de ser concretizado? Deixe isso com Deus. Confie na atuação divina e em Sua soberania. Não tente resolver o que não tem solução. Isso só aumentará o problema. Confie em Deus. Exercite sua fé. Peça-Lhe paciência e sabedoria para poder esperar. Ele agirá no melhor momento.