Segunda-feira
13 de setembro
Velhice tola
O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa. Provérbios 16:31

O verso de hoje fala de cabelos grisalhos, ou cabelos brancos, como coroa de honra – mas apenas quando estão no caminho da justiça. Quem escreveu isso foi o próprio rei Salomão que, em determinada época da sua vida, agiu como tolo. Finalmente, quando chegou à velhice, o rei caiu em si e se arrependeu.

Por causa dos erros de Salomão, Israel foi dividido em reino do Norte e reino do Sul. Vários reis se sucederam, e, com poucas exceções, eles levaram o povo à idolatria e ao afastamento do único Deus.

O trono de Israel se tornou o anseio de homens, e até mulheres, sedentos por poder. Eles colocaram seus maléficos desígnios à frente de qualquer preocupação com o bem-estar da nação ou da honra a Deus.

Uma dessas mulheres foi Atalia, filha de Acabe e Jezabel, cuja idolatria afrontava a Deus. Ela havia se casado com Jeorão, filho do bondoso rei Josafá; portanto, tivera grandes oportunidades de conhecer o verdadeiro Deus. Mas, assim como seus pais, usou a influência para manter o povo e o marido na idolatria.

Jeorão morreu cedo, aos 40 anos de idade, e o filho Acazias ficou em seu lugar. Mas Atalia, a mãe, continuou exercendo uma influência maligna. Quando os filhos foram mortos pelos filisteus e árabes, ela assassinou os próprios netos e assumiu o trono.

Atalia reinou por seis anos. Uma rebelião contra ela terminou em sua humilhante morte.

Estes são dois exemplos de uma velhice tola: (1) Salomão, na juventude, tinha sido íntegro e fiel a Deus. Mas, na maturidade, deixou-se corromper. Felizmente, ele se arrependeu e foi perdoado por Deus no fim da sua vida. (2) Atalia teve oportunidades de viver de acordo com a vontade divina, mas morreu como perdida. Veja o que Ellen White disse:

“Durante muitos anos uma pessoa pode ter desfrutado genuína experiência cristã, mas ainda está exposta aos ataques de Satanás. Na batalha contra o pecado de dentro e as tentações de fora, até mesmo o sábio e poderoso Salomão foi derrotado. […] Sejam quais forem as qualidades intelectuais de uma pessoa, ou o quanto ela possa ter servido a Deus fielmente no passado, ela jamais pode confiar com segurança na própria sabedoria e integridade” (Profetas e Reis, p. 83).

Que esses tristes exemplos nos ensinem que nossa salvaguarda não está em posições exaltadas ou grandes privilégios, mas na diária submissão a Deus!