Sexta-feira
17 de setembro
A quem é melhor servir?
Eles, contudo, ficarão sujeitos a ele, para que aprendam a diferença entre servir a Mim e servir aos reis de outras terras. 2 Crônicas 12:8

Roboão, o filho de Salomão, começou seu reinado de forma desastrosa: ignorando o conselho dos sábios e acatando os conselhos dos tolos rapazes que haviam crescido com ele. O povo se revoltou, o reino foi dividido, ficando apenas duas tribos com Roboão.

Preocupado com as consequências de suas decisões, o rei mandou um embaixador negociar com o povo, mas este foi morto a pedradas. Então o rei juntou seus homens para fazer guerra contra o povo que havia se rebelado. Mas Deus lhe mandou a mensagem: “Não faça guerra contra seus irmãos!”

O rei reconheceu seu erro e a autoridade divina. Por três anos, empenhou-se fielmente no trabalho, e as duas tribos que lhe restaram prosperaram.

No entanto, após três anos, perdeu de vista a submissão a Deus e levou o povo à explícita idolatria. Deus retirou Sua proteção. O rei do Egito invadiu Israel e tomou cidades fortes.

O povo se humilhou, clamou a Deus e foi poupado da destruição, mas não da escravidão, para que percebessem a diferença entre ser servos de Deus e ser servos dos reinos da Terra.

Quantas vezes deixamos de dar ouvidos à voz de Deus, enquanto Ele insiste repetidamente conosco em circunstâncias favoráveis. E, percebendo que ignoramos a Seus apelos, para nos salvar de nós mesmas, Ele nos permite experimentar as amargas consequências de nos tornarmos escravas da própria vontade.

Você já experimentou as consequências de relegar a vontade de Deus ao segundo plano? Qual foi o resultado? Você se arrependeu? Sentiu-se uma presa das circunstâncias? Rebelou-se contra Deus? Ou reconheceu que deliberadamente escolheu fazer a própria vontade, mesmo sabendo que era contrária ao que Deus gostaria que fizesse?

Se você reconheceu o erro, tenha certeza de que foi o amoroso toque do Espírito Santo, chamando-a a viver conforme a vontade de Deus.

Que o Espírito Santo a capacite sempre a escolher a vontade divina! Se, por acaso, você colocou sua sabedoria acima da divina, e, como o povo de Judá, escravizada pelas consequências de más escolhas, perceber em tempo sua autossuficiência, corra aos pés do Senhor para viver conforme Seus grandiosos planos para você!