Sábado
16 de outubro
Crescendo em fé
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações. Tiago 1:2

ascemos cheios de medos e incertezas. Na vida espiritual é assim também. Abraão, por exemplo, teve que partir para uma terra estranha. O povo de Israel peregrinou em círculos no deserto sem saber o caminho. E os discípulos ouviram de Jesus: “Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Como? Quando? Para onde? Essas são perguntas que acompanharam os fiéis do passado e ainda estão em nossa mente hoje.

Por que Deus permite que enfrentemos tantas dúvidas e trechos solitários ao longo da jornada? A resposta está no propósito final que Ele tem para nós. Ninguém nasce tendo fé em Deus. A comunhão com Ele e as situações a que somos expostos nos ajudam a crescer na fé e em relacionamento com nosso Pai celestial. Quando não somos desafiados, ficamos acostumados à zona de conforto que inibe nosso crescimento e limita nossa compreensão a respeito do caráter de Deus.

“Provai e vede” (Sl 34:8, ARA) é o convite que o Senhor nos faz. Abraão, o povo de Israel, os discípulos e tantos outros heróis da fé tiveram que experimentar a bondade de Deus em meio a diferentes questionamentos. O próprio Salvador passou por esse teste quando esteve na Terra. Diante de incertezas e temores, Ele disse: “Não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (Mt 26:39).

Portanto, lembre-se de que Deus usa as provações e as incertezas como instrumentos para nos ajudar a crescer na fé. Nada ocorre por acaso. Como Ele fez tantas vezes no passado, em meio às trevas da indecisão, certamente nos ajudará a compreender com mais profundidade Seu amor e Seu cuidado por nós. Basta provar e ver!