Quinta-feira
28 de outubro
Confrontação
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra Ti, só contra Ti, pequei e fiz o que Tu reprovas, de modo que justa é a Tua sentença e tens razão em condenar-me. Salmo 51:3, 4

Como você reage quando alguém confronta algum mau comportamento seu? Você aceita, nega ou tenta retaliar a pessoa que o confrontou? Essa pergunta não é simples de ser respondida. Contextos assim nos incomodam e podem colocar em risco nossa credibilidade.

A Bíblia apresenta algumas histórias que retratam essa situação. O rei Herodes, por exemplo, não aceitou a verdade incômoda dita por João Batista. Em resposta, ordenou que a cabeça do profeta fosse decepada. O rei Acabe, quando ouviu uma verdade dolorosa de Micaías, afirmou: “Não lhe disse que ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins?” (2Cr 18:17).

Por outro lado, o rei Davi nos dá um exemplo a ser seguido. Em um claro abuso de poder, ele cometeu adultério e homicídio. Depois, agiu como se nada houvesse acontecido. Mas Deus, que tudo vê, chamou Natã para repreender o rei e proferir um juízo divino por esses pecados. Quando o profeta se encontrou com Davi, contou-lhe a história de um cidadão que havia praticado uma grande injustiça. O rei, furioso com a narrativa, afirmou que o homem injusto era digno de morte, ao que Natã respondeu: “Você é esse homem!” (2Sm 12:7).

Imagine a reação de Davi ao se ver desmascarado pelo profeta. Ele poderia ter se comportado à semelhança de outros reis e mandado matar Natã. Mas não foi isso que fez. O rei reconheceu seu erro e se humilhou: “Pequei contra o Senhor!” Em seguida, foi consolado. “E Natã respondeu: ‘O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá’” (2Sm 12:13). Essa é a recompensa de quem admite suas falhas.

Apesar desse relato, Davi ficou conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Hoje você também pode ser considerado assim, desde que reconheça sua condição espiritual, aceite as exortações divinas e esteja disposto a viver de acordo com a Palavra do Senhor.