Sábado
15 de janeiro
O pequeno castelo de Pedro
Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti. Salmo 119:11

Durante nossa visita à cidade de Novi Sad, na Sérvia, tive a oportunidade de fazer um passeio com guia turístico no castelo Petrovaradin, um dos maiores do seu estilo na Europa, situado magnificamente às margens do rio Danúbio. A estrutura original foi construída durante os anos de 1247 até 1252, e recebeu o nome em homenagem a Petar Terefi, o pároco de Csanád: “Pequeno Castelo de Pedro”. Nos séculos seguintes, essa fortaleza foi frequentemente palco de batalhas e se tornou o posto mais importante de defesa no rio Danúbio.

Nosso guia turístico mostrou os túneis subterrâneos dessa construção majestosa, que foi edificada em quatro níveis. O comprimento médio dos túneis é de mais de 16 quilômetros, e aberturas para mais de mil rifles e canhões usados para atirar nos inimigos foram construídas dentro das paredes. Barreiras especiais também foram construídas nesses túneis subterrâneos. Portanto, ninguém podia entrar sem um guia turístico experiente. Valas profundas rodeavam os muros externos, e só se podia chegar aos portões por meio de pontes levadiças.

Fiquei muito impressionada com o nível de proteção desse castelo. Em todos os pontos de possível entrada, provisões tinham sido feitas para evitar que os inimigos tivessem acesso. Mesmo se os inimigos conseguissem passar pelas valas, o próximo obstáculo certamente evitaria que adentrassem mais, ou eles seriam atingidos pelos atiradores.

Considero esse um grande exemplo de como eu deveria tentar me proteger da invasão do pecado. Quantas vezes tenho permitido que o inimigo conquiste meu “castelo” nessa batalha em relação à guarda da santa lei de Deus? Precisamos guardar nosso coração, protegendo-nos dos ataques do diabo. A melhor maneira para fazer isso é por meio da Palavra de Deus, a Bíblia. É importante que estejamos conectadas ao Senhor e fortalecidas na fé por meio do estudo de Sua Palavra. Se a mantivermos em nosso coração, o Senhor poderá nos ajudar a fortificar nosso castelo, fazendo provisões para todos os pontos fracos que possamos ter. Embora guardar as leis de Deus não nos leve para o Céu, o Senhor certamente quer que sejamos cristãs vitoriosas. Porque Ele “é poderoso para evitar que vocês tropecem e pode apresentá-los irrepreensíveis diante da Sua glória, com grande alegria” (Jd 24).

Daniela Weichhold