Segunda-feira
23 de maio
“Dez Sonecas” e outros nomes
Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do Meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do Meu Deus. Apocalipse 3:12

Sou fascinada por nomes de lugares, então estou constantemente perguntando como um certo lugar adquiriu aquele nome. Moro em [Loveland Terra do Amor] — não é legal morar em um lugar com um nome lindo assim? Esse nome foi dado em homenagem a um dos colonizadores e ficou conhecido como a Cidade dos Namorados. Quando morávamos no estado de Wyoming, frequentemente íamos a Ten Sleep [Dez Sonecas]. Eu sabia que o nome viera dos americanos nativos, porque ele ficava 10 sonecas de distância de duas áreas principais de acampamento. Quando moramos no Alaska, ouvimos falar de uma cidade chamada Chicken [Galinha]. A história conta que eles queriam colocar o nome Ptarmigan, mas não sabiam como escrever o nome daquele pássaro, então se conformaram com Chicken.

Recentemente, enquanto cruzávamos o estado de Nebraska, eu estava pensando sobre nomes. É muito fácil descobrir como alguns lugares receberam seu nome, mas outros não fazemos ideia. Gosto de ler os nomes de cidades no mapa. Quais são espanhóis ou indígenas? O que significam? Existem tantas cidades e municípios cujos nomes são derivados de pessoas famosas ou de colonizadores comuns, mas cada nome é relevante.

Há tantos nomes fascinantes! Meu esposo e eu sempre rimos muito do nome Wahoo, no Nebraska, pois ele soa tão exuberante! Por que alguém colocaria esse nome em uma cidade? E como você acha que War Axe [Machado de Guerra] ganhou seu nome? Enquanto viajávamos de volta para o Colorado eu vi uma estrada chamada Red Lion Road [Estrada do Leão Vermelho]. Que tipo de leão vermelho poderia ter sido visto naquelas planícies elevadas? Qual era a história?

Em Apocalipse 2:17, o apóstolo João escreve que: “Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Fico imaginando no que esse nome será baseado? Nosso caráter? Alguma provação pela qual passamos ou desafio que vencemos? Ou talvez ele tenha a ver com nossa área de serviço e ministério? Seja qual for o fator determinante para esse nome, é um nome que eu realmente quero ter! Que nome você acha que será o seu?

Ardis Dick Stenbakken