Quarta-feira
03 de agosto
Dando um jeito ou uma desculpa?
Outro disse: “Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me.” Ainda outro disse: “Acabo de me casar, por isso não posso ir.” Lucas 14:19, 20

Deus convida todos a fazer parte do reino celestial, mas nem todos têm o reino de Deus como prioridade. Um homem rico preparou um grande banquete. No dia da comemoração, porém, ninguém compareceu. Um tinha um compromisso familiar, e o outro, de natureza financeira. Cada um tinha uma desculpa. Muito decepcionado, o dono da festa ordenou a um dos servos: “Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos” (Lc 14:21). Ironicamente, esses eram os impossibilitados e os rejeitados daquela sociedade. Os convidados de honra não tinham interesse em participar. 

Essa parábola retrata o convite que Deus faz a toda a humanidade: as bodas do Cordeiro. Infelizmente, uns aceitam e outros não. De certa forma, faz sentido a frase: “Quem quer dá um jeito; quem não quer dá uma desculpa.” 

Quando Jesus pediu a Zaqueu para descer da árvore, o cobrador de impostos deu um jeito. Quando os quatro homens queriam levar seu amigo paralítico a Jesus, deram um jeito e o desceram pelo telhado. Quando faltou comida para a grande multidão, os discípulos tentaram dar uma desculpa para despedir toda aquela gente, mas Jesus deu um jeito e multiplicou cinco pães e dois peixes. Quando Maria quis ungir os pés de Jesus com nardo puro, ela deu um jeito de conseguir o caro perfume e usou o próprio cabelo para secar os pés do Senhor. Quando a cruz pesou nos ombros de Jesus, Simão Cireneu deu um jeito de ajudá-Lo até o Calvário. Quando Jesus estava no meio de dois ladrões pouco antes de suspirar, um deles blasfemou enquanto o outro se humilhou e deu um jeito de pedir perdão pelos erros que havia cometido. 

Muita gente está sempre disposta a dar desculpas vazias para tentar se eximir de suas responsabilidades. Felizmente, por outro lado, há também bastante gente que assume seu papel e não foge do dever. Mesmo em meio a dificuldades, essas pessoas dão um jeito de cumprir sua parte e não deixam para depois o que deve ser feito no momento. E você? Como se comporta diante dos desafios da vida, sobretudo os espirtiuais? Dá desculpas e finge que não é com você? Ou reconhece a sua parte, pede o poder de Deus e dá um jeito de fazer o que se espera? Oro para que você sempre esteja pronto para assumir responsabilidades e cumprir seu papel na vida.