Sexta-feira
05 de agosto
Perder ou ganhar?
Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Filipenses 3:7

Perder ou ganhar? O que você prefere? Já tentou achar solução para algum problema sem raciocinar nessa lógica? Trata-se de uma camisa de força que, às vezes, mantém como reféns nossos pensamentos e nossas decisões. Na hora de comprar ou vender um carro, o que vem à mente? Vou perder ou ganhar dinheiro? 

Se essa realidade o absorve em tudo o que faz, algo não está bem em sua vida espiritual. Mas existe solução. Saiba que há uma terceira opção: o interesse do outro. Quando nos entregamos para fazer algo para alguém, não perdemos nada, mas doamos. Isso não é perda; é ganho compartilhado; é vitória para mais de um. 

Foi assim com Jesus. Ele não perdeu Sua vida; o Senhor a entregou para nos salvar. No fim, fomos redimidos, e Deus foi glorificado. Todo mundo ganhou. A autodoação sempre esteve na base da missão de Cristo. Ele disse: “Eu mesmo dou a Minha vida, ninguém a tira de Mim” (Jo 10:18). Quando oferecemos algo com amor e entrega, isso não significa perda para nós, mas crescimento. Não somos prejudicados, somos abençoados. 

Em certo sentido, esse ensino se revela também no verso de hoje. Paulo tinha muito do que se gloriar. Sua procedência e educação eram nobres, mas ele resolveu abrir mão de tudo aquilo para viver e propagar o evangelho de Cristo. O apóstolo renunciou a sua origem e seus títulos para abençoar o mundo com a mensagem da salvação. Quem foi o maior beneficiado? Ele mesmo. Sua coroa está guardada, a qual ele receberá com aqueles que aprenderam a amar a vinda de Jesus. Paulo declarou: “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado Nele” (Fp 3:8, 9). Ele não perdeu nada. Ganhou e compartilhou tudo. 

Na perda, algo é tirado de nós; na doação, oferecemos o que possuímos. A perda nos causa tristeza; a doação, grandeza. A perda fere o egoísmo, a doação alimenta o altruísmo. 

Assim como Cristo Se doou para salvar, devemos também nos doar para fazer a diferença na vida das pessoas. Não perdemos nada com isso. Ao contrário, nos tornamos mais semelhantes a Jesus, a conquista mais preciosa que poderíamos ter na vida. Perca seu tudo para ganhar o tudo de Deus. Vale a pena.