Sábado
06 de agosto
Virgindade
A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou. Gênesis 24:16

No mundo em que vivemos, juventude e pureza parecem estar em lados opostos. Essa é uma fase da vida em que somos bombardeados com todo tipo de tentação sexual. Nessa etapa, muitos absorvem valores ruins e contaminam a mente e o coração com influências nocivas que determinarão o rumo da vida. 

Na contramão, o verso de hoje nos apresenta o exemplo de uma jovem pura. Embora Rebeca tenha vivido há muito tempo, os princípios de vida expressos no texto bíblico da nossa reflexão podem sim ser aplicados hoje. A conduta de Rebeca revela uma educação bem-sucedida, na qual valores como pureza e domínio próprio estão em destaque. 

É possível que desde cedo os pais de Rebeca tenham lhe ensinado sobre a importância de esperar o tempo certo para determinadas decisões. E isso se revelou na declaração sobre ela: “A jovem era […] virgem; nenhum homem tivera relações com ela.” 

Rebeca aprendeu que todo fruto que se colhe antes do tempo não é doce e saudável. É melhor esperar amadurecer. Todo processo interrompido antes da hora impede o pleno desenvolvimento. A beleza de Rebeca era um reflexo da pérola interior que ela carregava no coração. A formosura exterior não a enchia de vaidade, mas externalizava a pureza do caráter nobre. Ela casou virgem e se manteve fiel ao marido pelo resto da vida. 

Rapazes e moças devem lutar contra a avalanche de sensualidade que está afogando o mundo contemporâneo. As pessoas parecem ter perdido a vergonha. Expõem o corpo sem pudor, enviam fotos íntimas pela internet e acreditam que estão vivendo a plena liberdade. Essa libertinagem é escravizante e deixará marcas sombrias na alma e prejuízos incontáveis para a sociedade. 

Precisamos de uma juventude que ame e pratique a pureza. É necessária uma geração de jovens que decida esperar o matrimônio para entregar sua virgindade para o cônjuge. Manter-se puro é o maior presente que alguém pode dar a si mesmo, a Deus, à família e ao mundo. 

Muitos hoje não seguem o exemplo da Rebeca. Se por acaso a onda perversa do sensualismo arrastou a sua vida, Cristo pode lhe devolver a pureza perdida. Vá a Ele agora com fé, peça perdão e receba a transformação. Seja puro, pleno e feliz.