Segunda-feira
08 de agosto
Floresça
Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas. Eclesiastes 11:6

Na vida existem dois tipos de plantas e pessoas. Algumas se adaptam às condições do lugar e do clima, e outras não se adaptam e tornam-se improdutivas ou morrem. Sem dúvida, é válida a máxima: “Floresça onde está plantado.” 

A experiência do jovem astrônomo amador Leonardo Amaral foi destaque na mídia. A partir de um observatório montado na casa da família, no dia 23 de julho de 2020, ele conseguiu a façanha de descobrir um novo cometa a mais de 800 milhões de quilômetros da Terra. O feito foi tão inusitado que sua descoberta foi notificada pela comunidade internacional de astronomia em uma publicação oficial do renomado MPC (Minor Planet Center). Como ele fez isso? Que ferramentas usou? 

Amante da astronomia, o jovem resolveu construir um observatório amador. De lá, ele costumava tirar tempo para observar o movimento dos planetas. Em uma dessas ocasiões, observou um ponto se deslocando entre as estrelas. Ao prestar atenção àquele movimento, descobriu algo diferente e que passaria despercebido por quase todo mundo. Sem formação em física ou astronomia, sem telescópio profissional e sem patrocínio da NASA, esse jovem realizou algo que muitos cientistas sonham em fazer, mas não conseguem. 

Essa história nos mostra que, enquanto muitos esperam as condições ideais para realizar determinadas coisas, outros criam essas condições. Enquanto muitos aguardam as coisas melhorarem, outros provocam a melhoria das coisas. Enquanto muitos reclamam da falta de apoio, outros se superam e avançam sozinhos. Enquanto muitos se acomodam ao perceber que outros também estão parados, outros olham para cima e sonham em transpor os próprios limites e alcançar grandes feitos. Ele floresceu onde estava plantado. 

Se desejar fazer o mesmo, como uma planta, respire cada partícula de oxigênio, aproveite cada gotícula de água disponível, lance raízes e vá em busca de cada mineral existente, abra bem as folhas e aproveite cada raio de sol e a energia proporcionada. Então cresça, se fortaleça, floresça e produza frutos onde você estiver. Renove as folhas, produza sementes e adube a terra. Em outras palavras, aproveite todas as oportunidades, não desista nunca e dê sempre o seu melhor em tudo. Se houver dificuldades, tenha fé e peça a orientação de Deus. Isso é florescer onde está plantado.