Sábado
06 de agosto
Lavanda
Devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres: seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos. Ester 2:12, NVI

Lavanda! Quando sinto o cheiro dessa fragrância, basta eu fechar os olhos para ver as plantações intermináveis de lavanda de Provença, no sul da França. Amo lavanda em qualquer uma de suas formas. Sachês, essência, chá, melado, sabonetes líquidos, xampus, e leite corporal. Praticamente tudo, e sim! Até no sorvete dá para comer lavanda, mas somente em Provença. O sabor, quando o sorvete derrete na boca, não pode ser descrito. Quando sinto o cheiro de lavanda me sinto bem.

Nunca realmente parei para pensar onde esse amor por lavanda se originou. O que me fez amar lavanda tanto assim? Mas, então, certa manhã, eu ainda estava deitada na cama e não estava nem mesmo pensando em lavanda, quando “meus olhos de repente se abriram”. Minha mãe costumava passar leite corporal em mim após o banho — meu rosto, meu corpo e minhas mãos. E o creme hidratante que ela costumava usar chamava-se Lavanda Mouson. A massagem feita pelas mãos da minha mãe e o cheiro daquela fragrância maravilhosa me faziam sentir segura e protegida. Acredito que isso continua registrado no meu subconsciente e toda vez que sinto o cheiro de lavanda, uma pequena parte de mim se lembra da época quando minha mãe me abraçava amorosamente.

Temos as mãos do nosso Pai nos tocando e nos fazendo carinho e, embora não haja lavanda, nosso Pai celestial nos envolve com Seu amor. Talvez nos lembremos de algumas experiências boas ao sentir o cheiro de alguma fragrância que percebemos subconscientemente. Quando não estamos bem, quando pensamos que nosso Pai Se esqueceu de nós, uma “fragrância” similar pode nos ajudar. Talvez nos lembremos de quão maravilhoso era quando tínhamos um relacionamento íntimo com Deus e podíamos sentir Seu toque. O apóstolo Paulo talvez tenha tido isso em mente quando escreveu: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta a fragrância do seu conhecimento em todos os lugares” (2Co 2:14). Mas ele também nos alerta que “para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é capaz de fazer estas coisas?” (v. 16).

Que você possa ter muitas memórias incríveis da fragrância de Deus!

Margarete Baindner