Domingo
28 de abril
GENTILEZA
Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos. 1 Timóteo 5:1

Há muitas histórias desconhecidas por trás do jeito diferente das pessoas ao nosso redor. Quando encontramos pontos em comum, a relação que estabelecemos flui muito mais fácil. Conversamos demoradamente, ouvimos com interesse, o sorriso se mistura com a fala. Mas, às vezes, as diferenças são maiores. 

É fácil tratar bem quem se parece conosco. Mas cristianismo é o que nos possibilita cruzar as fronteiras e tratar todos como família. Observe o conselho de Paulo ao jovem pastor Timóteo. Quando for falar, aconselhar, repreender ou tomar decisões que envolvam outras pessoas, veja em cada uma alguém que deve ser amado, mesmo que seja bem diferente de você. Em outras palavras: trate bem todas as pessoas. 

Não faz muito tempo, ouvi a história de uma viagem em um trem lotado. Era mais um daqueles dias que amanhecem frios e tristes no inverno europeu. Em um vagão, as pessoas, em sua rotina, não desejavam nada além de uma viagem tranquila. De repente, um choro de criança roubou o último privilégio delas. As pessoas acordaram e se entreolharam, demonstrando irritação. Um homem se adiantou aos pensamentos da maioria e gritou: “Alguém aí dê um jeito nessa criatura!” Silêncio por um momento. 

A desculpa tímida veio do homem que tinha o bebê nos braços: “Desculpem-me, senhores. Meu bebê não dormiu a noite toda. Minha esposa morreu, seu corpo está no vagão de cargas. Estamos viajando para enterrá-la em nossa cidade natal, mas não sei bem como acalmar meu pequeno. Desculpem-me.” O primeiro homem se calou envergonhado, duas mulheres se aproximaram para ajudar, o nenê dormiu, e a viagem seguiu. 

Algumas coisas simples podem ajudar você a oferecer sempre o melhor em suas relações interpessoais. Por isso, não tire conclusões precipitadas. Antes de dar opinião, faça perguntas. Seja gentil. Cada pessoa que cruza seu caminho pode estar no meio de uma grande batalha. Trate os outros como gostaria de ser tratado. Ponha o outro no lugar de destaque. Acolha as diferenças do outro como oportunidades para seu crescimento. Experimente isso e seja uma bênção.