Lição 3
14 a 20 de outubro
A condição humana
“Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23).
Prévia da semana: Os seres humanos terão dificuldade para compreender e apreciar o glorioso evangelho da salvação divina se negarem ou subestimarem a realidade de sua condição pecaminosa coletiva.
Leitura adicional: Lucas 18:9-14, 35-43. Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 159-162; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, capítulo 27, “Podes Tornar-me Limpo”; Philip Yancey, Maravilhosa Graça (Editora Vida)
Domingo, 15 de outubro
Doença e cura

Era uma noite fria de inverno. Eu estava dirigindo da faculdade para a casa da minha namorada a fim de passar o Ano Novo com ela e seus pais.

Em certo momento da viagem, de repente, comecei a sentir falta de ar. “Oh, não, de novo não!”, pensei. Eu sofria de asma desde que havia nascido. Alguns dias eram melhores do que outros, mas a cada ano que passava parecia que ela estava me vencendo. À medida que o carro se aproximava da casa, aumentava a sensação de falta de ar. Decidi dar meia-volta e ir para o pronto-socorro. Quando cheguei ao hospital, minha medicação de emergência não estava mais fazendo efeito e perdi completamente a respiração.

Imediatamente, os médicos e enfermeiros do pronto-socorro me atenderam e me aplicaram medicamentos, mas nada parecia funcionar. A equipe estava preocupada, sem saber o que fazer. Minha mãe chegou e me disse para aguentar firme. Pela primeira vez em minha vida senti que não conseguiria mais lutar. Clamei ao Senhor por ajuda. Essa doença me perseguia desde o nascimento, e naquele momento percebi que não podia lutar sozinho contra ela. Se Deus não interviesse, teria sido o meu fim.

Minha mãe me deu uma garrafa d´água. Tomei um gole, e dois minutos depois, tossi. Puxei o ar e soltei, e, para minha surpresa, a respiração se estabilizou. Os médicos entraram correndo, espantados, sem acreditar no que estavam vendo.

Todos nós nascemos com a doença do pecado. Ela prende nosso espírito, invade nossos pensamentos e paralisa nossos passos. O salmista Davi escreveu: “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe” (Sl 51:5). A doença espiritual que afeta a humanidade requer alguém mais poderoso para curá-la. Não podemos tratá-la por nós mesmos, e não podemos nos livrar dela. É preciso chegar ao ponto da entrega total da nossa vida a Deus, e ter consciência de que não podemos vencer a doença do pecado sozinhos, e compreender que, se o Espírito do Senhor não intervier, morreremos sem ganhar a vida eterna.

A boa notícia é que Deus está pronto a aceitá-lo como você está e a dar-lhe uma vida inteiramente nova. Não deseja você se entregar a Ele, hoje?

Ricky D. Venters Jr. | Bel Air, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

1. Leia Romanos 1:16, 17. Qual é o significado desse texto? Você já experimentou as promessas e a esperança encontradas nessa passagem?

Várias palavras-chave ocorrem nessa passagem:

1. Evangelho. Essa palavra é a tradução de um termo grego que significa literalmente “boa mensagem” ou “boa notícia”. A boa notícia é que o Messias veio, e as pessoas podem ser salvas pela fé nEle.

2. Justiça. Refere-se à qualidade de ser justo para com Deus. Em Romanos 1:17, a palavra é qualificada pela expressão “de Deus”. É a justiça que vem de Deus. É a única justiça para nos conduzir à promessa da vida eterna.

3. Fé. As palavras traduzidas como “crê” e “fé” nessa passagem são as formas verbais e substantivadas dos termos gregos pisteuo (crer) e pistis (crença ou fé). Relacionada à salvação, o significado de fé será desdobrado à medida que avançarmos no estudo do livro de Romanos.

Segunda-feira, 16 de outubro
Todos pecaram

Todo ser humano foi afetado pela transgressão de Adão e Eva. Como resultado, toda a humanidade se tornou pecadora. Davi declarou: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5, ARA). A influência do pecado está presente já no estágio embrionário de nossa vida. Ninguém é isento de pecado. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). “Não há nenhum justo, nem um sequer” (Rm 3:10). Nosso DNA revela que nascemos com uma natureza contaminada, inclinada para o pecado. Nossos primeiros pais pecaram, e como consequência de sua desobediência, a natureza humana se tornou pecaminosa. Geração após geração tem sido afetada pelo pecado deles.

“O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram” (Rm 5:12, NTLH).

Identificação e definição de pecado (1Jo 3:4). O texto de Romanos 7:12-14 nos mostra claramente o conflito que se instala dentro de cada um que aceita Cristo para perdão de seus pecados. Servimos a um Deus justo, santo e bom. Sua lei é santa, justa e boa. Porém, quando a transgredimos cometemos pecado e ficamos destituídos da glória de Deus. Nossos pecados fazem separação entre nós e Ele (Is 59:1, 2). A lei de Deus não é somente Seu caráter manifestado. Ela também é uma cerca de proteção para nossa vida. Se conhecemos a lei, sabemos quando erramos. “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei” (1Jo 3:4).

Embora sejamos concebidos, formados e nascidos com a doença do pecado, o evangelho é a boa-nova da salvação. Ele é o antídoto da graça divina para todo pecador. É importante compreender que a salvação não é alcançada por obras que fazemos e das quais nos orgulhamos, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para salvar pecadores, e Paulo se considerava o principal deles. Se Paulo se considerava o principal dos pecadores, então quem pode ser salvo? Em Mateus 19:25, os discípulos fizeram essa mesma pergunta. Quem pode ser salvo? Paulo responde: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Ef 2:8).

Sola Fide (Ef 2:8). Sola fide é a expressão latina que significa “somente pela fé”. O reformador Martinho Lutero, buscando fazer distinção entre a Igreja Católica Romana e o movimento protestante, destacou o aspecto da justificação pela fé. Alguns querem argumentar que as obras desempenham uma parte na salvação. Nossa salvação se deve ao sacrifício de Jesus pela humanidade. Nenhuma obra que fazemos poderá substituir o que Jesus realizou por nós na cruz. Porém, nossa apreciação por Seu sacrifício nos leva a viver como uma manifestação de amor para com Ele.

Em Hebreus 11:1-12, encontramos a “galeria dos heróis da fé”, homens e mulheres tementes a Deus que alcançaram a vitória por meio da fé. Suas obras os acompanharam, de acordo com a Bíblia, mas a mensagem nos ajuda a entender que a chave é unicamente a fé. A doutrina da sola fide propõe que a fé no sacrifício de Cristo é o único meio pelo qual o pecador é aceito por Deus e se torna justificado.

Todos podem ser justos? Todos os que aceitam a Cristo como seu Salvador pessoal são redimidos. Jamais seremos justos pelos nossos próprios méritos. Os méritos para alcançar a justiça divina vêm do sacrifício que Jesus fez no Calvário. Jesus morreu em nosso lugar, o que nos proporciona o dom da justificação. Somos considerados dignos por meio da morte de Cristo. “Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus” (2Co 5:21).

Quando, pela fé, aceitamos Jesus, Ele toma nossos pecados e nos torna justos diante de Deus. Nossos pecados são colocados sobre Cristo. Quando nos convertemos entregamos nossa vida pecaminosa a Cristo e a trocamos por Sua justiça. Jesus tomou sobre Si a penalidade pelos nossos pecados. Ele é fiel para nos redimir. Precisamos ter fé em Suas promessas. Ele nos perdoa e, por meio do Seu Espírito, livra-nos das tentações.

Todos pecaram, mas todos podem ser salvos.

Paul Graham | Bowie, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

2. Leia Romanos 3:23. Por que é tão fácil acreditar nessa mensagem hoje? Ao mesmo tempo, por que algumas pessoas questionam a veracidade desse texto?

3. Leia Romanos 3:10-18. Alguma coisa mudou hoje? Qual dessas representações melhor descreve você, ou como você seria se não fosse por Cristo em sua vida?

Por pior que sejamos, nossa situação não é irremediável. O primeiro passo é reconhecer nossa total pecaminosidade e também nossa impotência para fazer qualquer coisa a respeito dessa situação. É obra do Espírito Santo produzir essa convicção. Se o pecador não resistir a Ele, será levado a arrancar a máscara da autodefesa, pretensão e justificação própria, e se lançar sobre Cristo, implorando Sua misericórdia: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” (Lc 18:13, NVI).

Pense Nisto
Se todos nascemos e fomos formados em pecado, qual é a única maneira de alcançar a salvação? Qual é o processo divino por meio do qual somos declarados justos diante de Deus?
Terça-feira, 17 de outubro
O que tenho a ganhar?

A ganância está no coração de todo ser humano. Todos procuram obter uma recompensa pelos atos que praticam, ainda que seja mínima. Ao longo da Epístola aos Romanos, Paulo demonstrou que Deus oferece uma recompensa eterna para aqueles que se arrependem de seus pecados e aceitam Jesus.

“Os exemplos que a Palavra de Deus nos apresenta de genuíno arrependimento e humilhação revelam um espírito de confissão em que não há escusa do pecado, nem tentativa de justificação própria.”1 Paulo encoraja todo aquele que lê sua epístola a se beneficiar das “riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, […] reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento” (Rm 2:4).

Então, “o coração humilde e contrito, submisso pelo arrependimento genuíno, apreciará algo do amor de Deus e do preço do Calvário; e, como um filho confessa sua transgressão a um pai amoroso, assim trará o verdadeiro penitente todos os seus pecados perante Deus.”2

Deus deseja que nos entreguemos a Ele. Contudo, “a confissão não será aceitável a Deus sem o sincero arrependimento e reforma. É preciso haver decisivas mudanças na vida; tudo que seja ofensivo a Deus tem que ser renunciado. Esse será o resultado da genuína tristeza pelo pecado.”3

Nessa busca, o Espírito Santo nos ajuda a eliminar as coisas ofensivas a Deus, porque “é o Espírito Santo que convence do pecado. Se o pecador atende à vivificadora influência do Espírito, será levado ao arrependimento e despertado para a importância de obedecer aos reclamos divinos.”4

O dom será nosso assim que o aceitarmos. Entregando-nos ao poder transformador do Espírito Santo, entramos no caminho da vitória, e essa vitória nos dará a vida eterna. Então, o que tenho a ganhar? Tudo!

1. Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 41.

2. Ibid.

3. Ibid., p. 39.

4. Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 52.

Gladys S. Guerrero | Silver Spring, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

4. Leia Romanos 1:22-32. De que maneira vemos as coisas que foram escritas no primeiro século se manifestando hoje no século 21? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Os pecados descritos no primeiro século não ocorrem hoje com tanta intensidade quanto ocorreram no passado.

B.( ) A lista de pecados de Romanos 1:22-32 é um retrato fidedigno da atualidade.

5. Concentre-se especificamente em Romanos 1:22, 23. Como vemos esse princípio sendo manifestado hoje? Ao rejeitar a Deus, o que os humanos em nosso século passaram a adorar e idolatrar? E, ao fazê-lo, como se tornaram tolos?

Pense Nisto
Em quais áreas de sua vida você já recebeu a orientação do Espírito Santo? Você confessa seus pecados a Deus e pede forças para vencê-los ou procura desculpas sempre que falha? Qual foi a última vez em que você meditou no sacrifício de Cristo?
Quarta-feira, 18 de outubro
A doença do pecado

Nos primeiros três capítulos de Romanos, Paulo deixou claro que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). No entanto, nem todos estão cientes da seriedade de sua condição. Nos capítulos 1 e 2, Paulo colocou judeus e gentios no mesmo nível, destacando que ambos têm o mesmo problema: são pecadores.

A igreja de Roma havia começado predominantemente com cristãos judeus. Porém, mais tarde, eles foram perseguidos e expulsos de Roma pelo imperador Cláudio. Quando retornaram, a liderança da igreja se encontrava nas mãos de cristãos gentios. Houve tensões de ambos os lados. Os judeus achavam que eram superiores porque eram descendentes de Abraão, e os gentios achavam que agora estavam no “comando” e que o povo judeu havia rejeitado o Messias.

Paulo precisou confrontar os dois grupos. Ele disse: “Portanto, você, que julga os outros, é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas” (Rm 2:1). Precisamos enfrentar os problemas que existem em nossa vida reconhecendo que a raiz desses problemas é nossa natureza pecaminosa. Somente quando somos alcançados pelo evangelho de Cristo sentimos necessidade de arrependimento e desejo de mudança. “Primeiro, vamos a Cristo; depois, Ele nos concede o arrependimento.”* Paulo afirmou: “A bondade de Deus o leva ao arrependimento” (Rm 2:4).

O poder libertador do evangelho, oferecido gratuitamente por Jesus, tem efeito somente quando admitimos que estamos doentes. É a Sua graça que nos cura.

* Morris L. Venden, 95 Teses Sobre Justificação Pela Fé, p. 92.

Claypole S. Cousins Jr. | Laurel, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

6. Leia Romanos 2:1-3, 17-24. Contra o que Paulo advertiu nessas passagens? Qual lição, todos nós, judeus ou gentios, devemos tirar dessa advertência? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.() Não devemos ser hipócritas.

B.( ) A lei moral não tem mais validade.

“Depois que o apóstolo mostrou que todos os pagãos são pecadores, de maneira especial e enfática, ele mostrou que os judeus viviam em pecado também, sobretudo porque obedeciam à lei apenas exteriormente, ou seja, de acordo com a letra e não segundo o espírito” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Comentário sobre Romanos], p. 61).

Muitas vezes, é muito fácil ver e apontar os pecados dos outros. Quantas vezes, porém, somos culpados das mesmas coisas, ou piores ainda? O problema é que temos a tendência de ignorar nossos pecados, ou nos sentimos melhores observando quanto as pessoas são ruins comparadas a nós.

Pense Nisto
Que prática você tem adotado em sua vida para se conscientizar do pecado e receber o poder libertador do evangelho? O que a igreja pode fazer para evitar divisões doutrinárias, administrativas, sociais, culturais e raciais?
Quinta-feira, 19 de outubro
Transformados pela graça

Após a última ceia com Seus discípulos, quando Jesus mais precisou do apoio e das orações deles, eles dormiram. Naquele momento crucial, o que prevaleceu no coração dos discípulos foram seus desejos e prioridades particulares. Por quê? Por causa da sua natureza pecaminosa. Jesus disse a Pedro que ele iria negá-Lo três vezes antes que o galo cantasse. Pedro garantiu a Jesus que não iria fazer isso, mas na primeira oportunidade que teve de testificar do nome de Jesus, Pedro fracassou.

Por natureza, somos propensos ao pecado. Ele acontece naturalmente porque nascemos com esse mal. Romanos 3:10 diz: “Não há nenhum justo, nem um sequer”. Porém, o amor de Deus é tão grande que Ele enviou Seu Filho unigênito ao mundo para morrer pelos nossos pecados, a fim de que pudéssemos viver por meio dEle. Cristo nos ama tanto que está disposto a fazer isso todos os dias, se formos a Ele e permitirmos que Ele viva em nós. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

Embora o pecado seja próprio da natureza humana, sabemos que, pela fé, podemos viver por meio dos méritos de Jesus. Se nos consagrarmos ao Senhor, Ele pode nos ajudar a vencer o pecado, e podemos ser vitoriosos pelo poder do Espírito Santo. Podemos vencer se aceitarmos que somos todos pecadores e que somos salvos pela graça de Deus. Ele nos deu o dom da salvação. Podemos glorificá-Lo e proclamar Seu nome, renunciando nossa vida de pecados e nos entregando ao Senhor assim como estamos para que Ele possa transformar nosso coração. Só precisamos permitir que Deus faça Sua obra em nós. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2Co 5:17)

Leslie Acosta | Rockville, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

7. Leia Romanos 2:4. Qual mensagem esse texto revela sobre a questão do arrependimento?

8. De acordo com Romanos 2:5-10, o que receberão aqueles que resistem ao amor de Deus, recusam-se a se arrepender e permanecem na desobediência? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Ira, tribulação e angústia no dia do juízo.

B.( ) Perdão, pois todos serão salvos.

Em Romanos 2:5-10, e frequentemente em todo o livro de Romanos, Paulo enfatizou o lugar das boas obras. O conceito de justificação pela fé sem as obras da lei jamais deve ser interpretado como significando que as boas obras não tivessem lugar na vida do cristão. Por exemplo, em Romanos 2:7, Paulo afirmou que a salvação alcança aqueles que a buscam “perseverando em fazer o bem”. Embora o esforço humano não possa trazer a salvação, ele faz parte de toda a experiência da salvação. É difícil entender como alguém pode ler a Bíblia e sair com a ideia de que obras e atos não têm importância nenhuma!

Pense Nisto
Estou me entregando diariamente a Cristo e permitindo que Ele viva em mim? Como posso testificar do amor de Jesus sem me envergonhar do evangelho?
Sexta-feira, 20 de outubro
Posição de vantagem?

Uma das melhores amigas que tive era católica. Ela era boa e amável! Não se exasperava nem praguejava. Eu pensava: “Se nós somos ‘o povo da Bíblia’, e ela é católica, do tipo de gente que não se importa muito em ler a Palavra de Deus, que faz penitências para receber méritos para sua salvação, e não conhece a fundo as doutrinas cristãs, como é que ela tem um comportamento mais cristão do que o meu?”

A verdade é que, humanamente falando, nós éramos iguais, a não ser em nosso relacionamento com Cristo. O dela era mais intenso. Ela passava mais tempo com Ele. Sua fé em Deus era sincera e a distinguia como uma luz mais brilhante.

Quem está em posição de vantagem? Os muçulmanos, os judeus, os cristãos ou os hindus? Na realidade, todos temos a mesma condição humana pecaminosa. Os cristãos cometem erros e os muçulmanos também. Antes da queda, Adão e Eva eram perfeitos. Depois da queda, todos vêm ao mundo numa condição pecaminosa. Porém, após a morte e ressurreição de Jesus, todos têm a oportunidade de ser transformados e salvos. Como seres humanos, todos estamos diante da mesma situação: pecadores, porém, salvos mediante a cruz!

Então, quem está em posição de vantagem? Unicamente Deus. Porque Ele é o Agente da mudança e atua em nós para efetuar a nossa salvação. A religião não pode fazer isso. A posição socioeconômica também não. O talento e os títulos tampouco. A bondade de alguém não o pode salvar.

Somente Jesus Cristo nos salva pela fé e nos concede a oportunidade de passar a eternidade com Ele. A fé nos méritos da cruz é a única coisa que pode fazer a diferença na vida dos pecadores.

Shari A. Loveday | Bowie, Maryland, EUA

Pense Nisto
O que judeus e gentios tinham em comum naquele tempo? Isso é diferente hoje? Você conheceu alguém que professava os princípios cristãos melhor do que você?
Mãos à obra
Escreva uma oração sobre seu desejo de ser renovado e de ter um relacionamento correto com Deus. Procure algumas ilustrações que representem a condição humana antes de conhecer Jesus e a sua situação após experimentar o novo nascimento. Escreva em uma nota no seu celular os nomes de cinco pessoas pelas quais você orará semanalmente para que conheçam a mensagem da salvação. Observe como a natureza foi afetada após o pecado. Depois, leia Apocalipse 21 para recapitular a promessa divina da nova Terra. Entreviste alguém a respeito de sua vida antes de ser transformado por Cristo.