Lição 9
23 a 29 de novembro
Discernimento
Prévia da semana: Cegueira A medicina moderna tem obtido relativo sucesso em curar determinados tipos de cegueira. Utilizando os mais recentes recursos e técnicas, os especialistas têm realizado o sonho de muitas pessoas. Contudo, para o cérebro que nunca viu o espectro do arco-íris, as diferentes intensidades de luz e as várias formas das coisas, o processo de reconhecimento é mais demorado. Embora a visão esteja recuperada, a mente precisa ser curada. Além do trabalho dos médicos é preciso haver uma reprogramação do cérebro. No entanto, quando Jesus curou o rapaz que havia nascido cego (Jo 9), Ele não somente restaurou sua visão mas também lhe deu a capacidade de reconhecer tudo imediatamente. Foi um tremendo milagre! Jesus curou seus olhos e reprogramou sua mente. Da mesma forma, embora nossos olhos estejam vendo, precisamos do milagre da visão espiritual. A visão que precisa de cura não é a física, mas a espiritual, para poder discernir entre as diferentes forças que dominam e agem neste mundo. Coisas comuns como convites, cartas e palavras podem não ser tão simples. A lição desta semana examina duas ocasiões em que o véu da cegueira foi retirado e o Senhor concedeu discernimento.
Leitura adicional: Neemias 6:10-19
Domingo, 24 de novembro

Copie Neemias 6:10-19 na versão bíblica de sua preferência. Se estiver com pouco tempo, copie somente Neemias 6:12 e 16. Você também pode reescrever as passagens com suas palavras ou fazer um esboço do capítulo.

Mãos à Bíblia

1. Leia Esdras 1:9-11 e Daniel 1:1, 2. Como os versos de Daniel nos ajudam a entender a que Esdras estava se referindo?

2. O que Daniel 5 revela sobre o juízo que sobreveio a Belsazar? Assinale a alternativa correta:

A. (   ) Belsazar ficou louco como seu pai, Nabucodonosor.

B. (   ) Deus o julgou em falta, tirando o seu reino. Seus dias foram contados, e ele acabou sendo morto pelo exército medo-persa.

Babilônia caiu em outubro de 539 a.C., quando foi conquistada por Ciro, rei do exército medo-persa. Belsazar confiava erroneamente em seu sucesso, luxo e fama. Ele era tão arrogante que havia organizado um banquete extravagante na noite em que acabaria sendo morto. A mão divina escreveu na parede do palácio que seus dias tinham sido contados e estavam chegando ao fim.

Segunda-feira, 25 de novembro
Profecias falsas

Os inimigos, percebendo que Neemias não havia caído na trama da falsidade social (o convite para um diálogo que o levaria a fazer concessões), nem se abatido sob a falsa pressão dos boatos, recorreram à falsidade espiritual. Certo profeta chamado Semaías (Ne 6:10) se mostrou estar preocupado com o bem-estar de Neemias. Nessa dramática tramoia, esse homem mostrou-se disposto a fazer parte de um complô que envolveria assassinato. Ele sugeriu que Neemias fosse se esconder no templo, porque estaria mais seguro lá.

Neemias não vacilou. Mais uma vez percebeu a falsidade dos inimigos ao usarem um profeta para enganá-lo. Desconfiou que Sambalate e Tobias estavam por trás da trama, e que Semaías havia sido contratado por eles. Como ele soube? Em primeiro lugar, um profeta estaria mais preocupado com o bem-estar do povo e em fazer cumprir a vontade divina em relação à reconstrução dos muros. Havia uma clara dissonância entre a obra de Neemias, que Deus estava dirigindo o tempo todo, e a advertência do profeta. A proposta de Semaías significava que Neemias teria que deixar a liderança da obra. Isso certamente desencorajaria os trabalhadores e arruinaria o projeto.

Em segundo lugar, Semaías sugeriu que se encontrassem “no templo” (Ne 6:10), em local exclusivo em que somente sacerdotes podiam entrar, e não leigos. Um dos testes para verificar se um profeta é verdadeiro é que ele não contradiga o que foi anteriormente estabelecido por Deus. O fato de sua “profecia” ir contra a lei de Deus provava que Semaías era um falso profeta. Infelizmente, Semaías não é o único profeta bíblico que cedeu ao amor pelo dinheiro.

Neemias respondeu: “Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei!” (Ne 6:11) Ele desmascarou a trama ao se recusar violar o templo. Não cegado pelo medo de uma tentativa de assassinato nem confundido pelo pronunciamento de um profeta, Neemias continuou a ter uma visão clara das coisas.

Aparentemente, Semaías não foi o único profeta que tentou enganar Neemias. Sambalate e Tobias também contrataram a profetisa Noadia (que não é mencionada em nenhuma outra parte da Bíblia) e outros profetas para aterrorizar Neemias, mas não tiveram sucesso.

Mãos à Bíblia

3. Examine as listas em Esdras 2 e Neemias 7. O que você percebe nelas?

4. Leia Neemias 7:73. O que esse texto revela sobre o sucesso deles em fazer a vontade de Deus?

O retorno e a reconstrução foram maravilhosos. O povo que antes havia tido a cidade devastada, o templo destruído e a terra assolada, tinha agora retornado à sua terra.

Pense Nisto
- Como está sua percepção espiritual? - Como podemos discernir entre os verdadeiros e os falsos profetas?
Mãos à obra
- Volte ao texto que você copiou e estude as passagens. - Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas - Sublinhe palavras/frases que você achou importantes - Desenhe flechas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estão associadas ou relacionadas - Escolha um verso favorito do capítulo-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.
Terça-feira, 26 de novembro
Discernimento para cumprir a missão

A obra foi terminada ao fim de surpreendentes 52 dias! (Ne 6:15). Mesmo pelos padrões modernos, construir um muro em redor de Jerusalém, com a quantidade de pessoas e de recursos necessários, dentro desse prazo, seria algo excepcional. O projeto foi terminado tão rapidamente que até os inimigos reconheceram que a obra havia sido executada com o auxílio do Senhor (Ne 6:16).

Durante toda a obra a coalizão dos inimigos causou inúmeros problemas a Neemias, mas finalmente, Sambalate e seus aliados se viram obrigados a reconhecer que estavam lutando contra o próprio Deus. Quando a liderança do cristão verdadeiro é dirigida pelo poder divino os objetivos são alcançados de maneira eficaz. Todos ao seu redor se maravilham e reconhecem a mão poderosa do Senhor em suas ações.

Certamente, se fossemos os expectadores, gostaríamos que a narrativa dessa história terminasse aqui, não é mesmo? No entanto, embora os muros tivessem sido reconstruídos e a obra reconhecida como sendo do próprio Deus, as investidas para macular a reputação de Neemias continuaram.

Tobias era genro de Secanias, e seu filho era casado com a filha de Mesulão. Portanto, eles pertenciam a famílias importantes, e usaram seu status para influenciar os nobres de Judá. Tobias, apoiado por eles, continuou intimidando Neemias.

Os esforços do inimigo são contínuos. Quando estamos cumprindo a missão do Senhor, mesmo quando terminamos uma tarefa, não encontramos descanso. O inimigo é persistente. Ele nunca desiste. Por isso, não podemos baixar a guarda. Depois de terminar a construção da arca e passar pela terrível experiência do dilúvio, Noé “relaxou”, e se embebedou. Elias passou pela dura prova do Carmelo contra os profetas de Baal, levou Israel ao arrependimento, mas depois, com o ânimo abatido, fugiu de Jezabel. Entretanto, Neemias, mesmo tendo sofrido oposição e perseguição, continuou firme e vigilante contra seus inimigos.

É preciso sempre confiar na força divina. A oposição do inimigo e seus agentes é implacável contra todos os que procuram realizar, com determinação, a obra do Senhor. Fracasso é deixarmos sem ser completada a tarefa que Deus nos confiou.

Mãos à Bíblia

5. Leia Esdras 8:1-15. De acordo com o verso 15, qual era a grande inquietação? Por que isso preocupava alguém que desejava restabelecer a nação de Israel em sua antiga terra natal? Assinale a alternativa correta:

A. (   ) Esdras não achou levitas entre o povo. A inquietação era: quem cuidaria do templo em Jerusalém?

B. (   ) O povo começou a oferecer seus filhos em sacrifício. Esdras temia que essa prática corrompesse o povo em Jerusalém.

O fato é que nem todos os judeus de Babilônia, incluindo alguns levitas, queriam retornar. Vários fatores poderiam estar envolvidos. Muitos desses judeus tinham nascido e crescido no novo
país, e essa era sua única experiência. Alguns talvez não desejassem fazer a longa e perigosa viagem para uma terra que eles não conheciam. Por fim, apesar dos desafios, eles levaram levitas suficientes para ministrar no templo (veja a lição de quinta-feira).

Pense Nisto
- Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria? - Quais perguntas surgem em sua mente?
Quarta-feira, 27 de novembro

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Ne 6:10-19) da lição desta semana:

Números 18:21, 22
Deuteronômio 13:1-5; 18:20
João 9:1-41
1 Coríntios 2:14; 15:58
Hebreus 4:12; 5:14

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com Neemias 6:10-19?

Mãos à Bíblia

6. Qual promessa foi dada ao povo hebreu em Deuteronômio 30:1-6?

7. Qual foi o desafio em Esdras 8:16-23, e como eles reagiram diante dele?

Quinta-feira, 28 de novembro
É preciso discernir os profetas

Jesus disse: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mt 7:15, 16). Por mais perturbador que isso possa ser todo cristão precisa manter a guarda na guerra entre o bem e o mal. No mundo digital é preciso estar em alerta constante contra e-mails spam e ofertas grátis da internet. Se o mundo digital exige cautela, e mais ainda o mundo real, quanto mais vigilantes devemos ser no mundo espiritual!

Jesus nos deixou alguns princípios a fim de que pudéssemos provar os mensageiros do Senhor:

1. “Ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar” (Dt 18:18-20).

2. “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Is 8:20, Almeida Corrigida Fiel).

3. “Se aquilo que profetizou se realizar” (Jr 28:9).

4. “Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mt 7:15-20).

5. “Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens. [...] Quem profetiza edifica a igreja” (1Co 14:3, 4).

6. “Nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois [...] homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:20, 21).

7. “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus” (1Jo 4:1, 2).

Assim como Neemias teve que enfrentar falsos profetas, a igreja remanescente também terá que enfrentá-los (Ap 16:13; 19:20). Ela é identificada como a que possui o verdadeiro espírito de profecia (Ap 12:17; 19:10). Deus não considera isso algo opcional, mas um requisito essencial. Que tal você examinar e estudar mais o Espírito de Profecia (os livros de Ellen G. White)?

Mãos à Bíblia

8. Leia Neemias 11:1, 2. Por que os judeus tiveram que lançar sortes para ver quem teria que morar em Jerusalém em vez de morar nas outras cidades?

9. Por que a longa lista de sacerdotes e levitas é mencionada em Neemias 12:1-26? Qual é a conexão entre eles e a dedicação do muro de Jerusalém, descrita na segunda parte do mesmo capítulo? Ne 12:27-47

Essas famílias sacerdotais haviam ajudado Neemias na reconstrução do muro. O muro era importante para manter a segurança, mas sem os sacerdotes dedicados a adoração verdadeira estaria em risco. Todo o povo, em suas várias funções, tinha seu papel a desempenhar.

Pense Nisto
- Como Jesus demonstrou ter o dom do discernimento durante Seu ministério terrestre? - Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição? - Como você reage ao ver Cristo dessa forma?
Sexta-feira, 29 de novembro
Tramoias pagãs

"Os assaltos de Satanás sempre têm sido dirigidos contra os que se esforçam para promover a obra de Deus. Por vezes, seus esforços são frustrados, mas ele renova seus ataques. O que mais devemos temer são suas atuações secretas. Os advogados da verdade esperam oposição feroz e aberta de seus inimigos. Mesmo sendo cruel, esse tipo de oposição não traz tanto perigo para a Causa do Senhor quanto a inimizade secreta dos que, embora professando servir a Deus, são, no coração, servos de Satanás.

“Ainda que aparentemente ligados à obra de Deus, muitos estão unidos a Seus inimigos e, se de algum modo forem frustrados em seus planos ou repreendidos por seus pecados, procurarão obter o favor dos inimigos da verdade e lhes revelarão todos os planos dos servos de Deus e o funcionamento de Sua obra. Esses têm em seu poder colocar toda vantagem nas mãos dos que usariam seu conhecimento para embaraçar a obra do Senhor e prejudicar Seus servos. Desse modo, essas pessoas de mente e propósito duplos fingem servir a Deus, mas passam para o lado do inimigo e o servem como melhor aprouver às suas inclinações.

“Todo artifício que o príncipe das trevas pode sugerir será empregado para induzir os servos de Deus a formar uma aliança com os agentes dele. Inúmeras solicitações virão para desviá-los do dever, mas como Neemias eles devem firmemente responder: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer” (Neemias 6:3). Não temos tempo para buscar o favor do mundo, nem mesmo para nos defender de suas declarações enganosas e calúnias. Não temos tempo a perder nos defendendo. Precisamos nos manter firmemente em nosso trabalho e deixar de refutar as falsidades que a malícia possa inventar para nos prejudicar.

“Os difamadores se multiplicarão se pararmos para responder-lhes. Também eles não devem permitir que seus inimigos lhes conquistem a amizade e a simpatia, e assim os induzam a se desviarem do posto do dever. Se permitíssemos que nossos inimigos conquistassem nossa amizade e simpatia e, assim, nos tirassem de nosso posto de dever; se, por qualquer ato desavisado, expuséssemos a Causa do Senhor à vergonha e, assim, enfraquecêssemos as mãos dos obreiros, traríamos sobre nosso caráter uma mancha difícil de remover, e prejudicaríamos seriamente nossa utilidade futura.

“As tentações mais perigosas proveem de professos servos de Deus e de nossos amigos. Quando pessoas que estão unidas ao mundo e ainda professam grande piedade e amor, aconselham os fiéis obreiros de Deus a ser menos zelosos e mais conservadores, nossa resposta deve ser apelar para a Palavra de Deus. Quando os que se estão unindo com o mundo solicitam que nos unamos com os que sempre foram opositores da causa da verdade, devemos temê-los e evitá-los tão decididamente como fez Neemias. [...]

“Esses conselheiros são movidos por Satanás. Eles são servidores de ocasião. Os testemunhos, reprovações e advertências dos servos de Deus não lhes são agradáveis, mas uma censura às suas propensões mundanas e voltadas para os prazeres. Deveríamos evitar essa classe tão resolutamente como fez Neemias” (Trechos selecionados do livro de Ellen G. White, Lições da Vida de Neemias, capítulo 13).

 

DISCUSSÃO

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais. Perguntas sugestivas para ser discutidas:

  • Sou um Tobias que meramente professa ser cristão ou um Neemias que testemunha sua fé?
  • Como enfrentar ataques contra seu trabalho ou caráter?
  • Como influenciar outros a trabalhar para Cristo de maneira fiel?
  • Quais outras pessoas, na Bíblia, foram objeto de calúnias e intrigas?
  • O medo já falou mais alto do que sua fé?
  • Como conservar a fé especialmente em face do medo?
  • Qual é seu relacionamento com o Espírito de Profecia?
Pense Nisto
- Depois do estudo de Neemias 6:10-19, nesta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida? - Quais práticas você pensa adotar em sua casa, escola, trabalho e igreja?