Lição 10
02 a 08 de dezembro
Filhos da promessa
“Deus tem misericórdia de quem Ele quer, e endurece a quem Ele quer” (Rm 9:18).
Prévia da semana: É importante tentar compreender a vontade de Deus para salvar a judeus e gentios e esclarecer como Ele escolhe quem Ele desejar para alcançar os perdidos.
Leitura adicional: Romanos 9. Ellen G. White, Profetas e Reis, capítulo 24, p. 293, 299, 300; Patriarcas e Profetas, capítulo 19, p. 207-208
Domingo, 03 de dezembro
Justos são os Seus caminhos

Certo, mamãe”, respondeu o pequeno Benjamin enquanto enxugava as lágrimas do seu rostinho sardento e segurava o choro. Ele estendeu o dedinho e balbuciou: “Mamãe, você promete cruzando seu dedo mindinho com o meu?” Com apenas quatro anos de idade, Benjamin já entendia que uma promessa é sagrada. Pense na alegria dele ao saber que tinha feito um solene acordo entre ele e sua mãe.

Agora, imagine se outra criança chegasse e reivindicasse a mesma promessa que havia sido feita a Benjamin e a mãe dele fizesse a promessa a essa outra criança também. Poderíamos chamar a mãe de injusta pelo fato de ter feito promessas tanto para seu filho quanto para a outra criança?

Paulo deve ter enfrentado essa mesma questão quando escreveu: “Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão” (Rm 9:8). Poderíamos chamar Deus de injusto?

Talvez devamos analisar sob outra perspectiva o conceito sobre os “filhos da promessa”. Recentemente, uma amiga minha foi batizada. Ver sua alegria à medida que ela descobre cada vez mais sobre o amor de Jesus é algo motivador! Tenho certeza de que a promessa da salvação é tanto para ela quanto para mim, que nasci em uma família cristã.

Então, como interpretar a declaração de Paulo: “Como está escrito: ‘Amei Jacó, mas rejeitei Esaú’” (Rm 9:13). Como um Deus amoroso e justo pode dizer isso? É injusto! Estamos chamando Deus de injusto? No verso 14, Paulo fez essa mesma pergunta: “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto?”, e respondeu: “De maneira nenhuma!”

O apóstolo não deixou dúvidas de que Deus escolheu Jacó e rejeitou Esaú independentemente de qualquer coisa que eles fizessem, “a fim de que o propósito divino conforme a eleição permanecesse” (v. 11).

O estudo desta semana revela que somente Deus tem um plano perfeito para Seu povo, e que Seu plano é justo.

Christelle Govender | Durban, África do Sul

Mãos à Bíblia

1. Leia Romanos 9:1-12. Qual é o argumento de Paulo sobre a fidelidade de Deus em meio às falhas humanas?

A linha de argumentação de Paulo revela que a promessa feita a Israel não tinha falhado completamente. Existia um remanescente por meio do qual Deus ainda pretendia trabalhar. A fim de validar a ideia do remanescente, Paulo recorreu à história israelita. Ele mostrou que Deus sempre foi seletivo: (1) O Senhor não escolheu toda a semente de Abraão para ser Seu povo da aliança, somente a linhagem de Isaque. (2) Ele não escolheu todos os descendentes de Isaque, somente os de Jacó.

É igualmente importante perceber que nem herança nacional nem descendência garantem a salvação. Você pode ser do “sangue certo”, da família certa, até mesmo da igreja certa, e ainda assim estar perdido, “fora” da promessa. É a fé que atua pelo amor que revela quem são os “filhos da promessa” (Rm 9:8).

Segunda-feira, 04 de dezembro
Tome sua cruz cada dia

Nunca fui bom jogador de futebol. Para mim, não era surpresa nenhuma quando eu era o último a ser escolhido para algum time. Quando eu jogava não sabia o que fazer em campo. Estava sempre correndo por todo o campo, tentando pegar uma bola “perdida”, mas meus pés nunca a encontravam. Hoje, mais velho e aposentado, vejo que meu sonho de ser jogador de futebol nunca se concretizou. Às vezes, tenho os mesmos sentimentos no campo espiritual. Serei o último a ser escolhido para fazer a obra de Deus? É claro que estou disposto a evangelizar pessoas e testemunhar para elas, mas fico pensando se não me pareço com aquela criança ansiosa, correndo em círculos e sem conseguir realizar nada.

Efésios 1:4 diz: “Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença.” Fomos escolhidos para fazer parte do “time” de Deus. Todos nós temos um papel a desempenhar com base em nossas capacidades. Lucas 9:23 menciona os pré-requisitos: “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-Me”.

Ninguém pode ir a Cristo, a menos que esteja disposto a crucificar sua antiga vida e a obedecer-Lhe.

Que maneira maravilhosa de entender isso! Cada manhã passamos a ser uma versão melhorada de nós mesmos! Quando temos Cristo no coração, sentimo-nos espiritualmente preparados. Assim como um time de futebol é composto de diferentes jogadores, que ocupam diferentes posições, no campo espiritual é a mesma coisa. Todos testemunham, seja por meio da pregação, da oração, de atos de misericórdia e de outras maneiras. Um time eficiente é composto de membros que têm um só propósito, e cujo objetivo é o mesmo que o seu Mestre.

Riley Pillay | Cidade do Cabo, África do Sul

Mãos à Bíblia

2. Leia Romanos 9:14, 15. Como entendemos essas palavras no contexto do que temos estudado? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Deus tinha em mente a função desempenhada por certos indivíduos.

B.( ) Deus se referia à salvação de cada ser humano.

Novamente, Paulo não estava se referindo à salvação individual, pois nessa área Deus estende Sua misericórdia a todos, porque Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2:4). “A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2:11). Mas Deus pode escolher nações para desempenhar funções, e embora elas possam se recusar a desempenhar essas funções, não podem impedir a escolha de Deus. Por mais que Esaú quisesse, ele não poderia ter se tornado o progenitor do Messias nem do povo escolhido.

No final, Esaú não foi excluído da salvação por uma escolha arbitrária de Deus, nem por algum decreto divino.

Pense Nisto
Se todos fomos escolhidos por Deus, significa que todos estamos salvos? E quanto ao nosso livre-arbítrio? Embora a mulher de Ló tivesse saído da cidade, seu coração permaneceu nela. O que podemos aprender com isso?
Terça-feira, 05 de dezembro
Fé e obras

Fomos escolhidos antes da criação do mundo para ser santos e irrepreensíveis (Rm 9:1-5; Ef 1:4, 5). Porém, ficamos sempre preocupados e pensando se somos dignos. Somos dignos de uma promoção, da posição que ocupamos, dos títulos que recebemos, das bênçãos celestiais, e o mais importante, somos dignos de pertencer ao povo escolhido de Deus? O capítulo 25 de Mateus fala a respeito da separação entre bodes e ovelhas por ocasião da segunda vinda de Cristo. Porém, como saber a que categoria pertencemos?

Temos o direito ou somos dignos (Rm 9:14-18). Somos filhos da promessa: “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!” (Rm 9:14). Todos temos acesso à misericórdia divina, mas isso não significa que sejamos merecedores dela. A misericórdia do Senhor vem por meio da Sua graça. Nosso Deus é justo. Ele não Se contradiz. “Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores” (Sl 25:8).

Somos apenas barro (Is 55:8, 9; Rm 9:15, 17-24). Romanos 9:15 diz: “Terei misericórdia de quem Eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem Eu quiser ter compaixão”. O profeta Isaías declarou: “‘Os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos’, declara o Senhor” (Is 55:8).

É fácil perdoar alguém que nos fez mal? Se alguém nos ofende, somos rápidos para excluí-lo de nossa vida. No entanto, se essa pessoa pede desculpas, não é tão difícil aceitá-la e perdoá-la pelo que nos fez. Compreender o perdão divino é fundamental. Deus pode nos usar, não importa quanto estejamos maculados e arruinados. Ele deseja nos usar, mas precisamos permitir que isso aconteça. “O homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum” (Rm 9:21, NTLH). Deus deseja nos usar para propósitos mais elevados e importantes, mas precisamos nos dispor e permitir que Ele faça isso.

O remanescente (Rm 9:24-29; 2Pe 1:10). “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês” (2Pe 1:10).

Nós entendemos que somos a igreja remanescente. O que significa o termo remanescente? É o restante, o que resta, o que sobrou. Somos vistos como a igreja remanescente, os poucos fiéis que restarão. Romanos 9:27 diz: “Isaías exclama com relação a Israel: ‘Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.’”

Pelo fato de que restarão poucos, precisamos consolidar nosso chamado e eleição em Cristo. Devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ser dignos de pertencer a esse remanescente. Porém, com isso queremos dizer que somos salvos pelas obras? Não. Somos salvos pela graça, mediante a fé, mas a fé do povo remanescente o leva a viver de acordo com as características estabelecidas por Deus para esse povo. Assim, o que nos torna dignos é a obra divina em nós.

Os gentios obtiveram a justiça? (Rm 9:30-33; 1Pe 2:6-8). Às vezes, é mais fácil nos concentrarmos em nossas obras como meio de salvação ou como um tipo de penitência, porque queremos ver um resultado concreto. Por meio da fé é mais difícil alcançar esse resultado, porque a fé não é tangível. É mais difícil compreender que somos salvos pela graça “unicamente” por meio da fé.

Quando temos fé no fato de que somos salvos pela graça e reivindicamos a promessa da salvação, passamos a ser obedientes a Deus e a fazer o bem ao nosso próximo. Isso ocorre naturalmente. Não é um processo no qual você diz: “Certo, minha vida espiritual está resolvida. Agora, vou cuidar das minhas obras. Quero passar um número ‘X’ de horas fazendo isso e um número ‘Y’ fazendo aquilo”.

Existem muitas pessoas que não são cristãs, nem partilham da nossa fé, mas têm um coração bom e sincero. Se olharmos para o exemplo que dão, entenderemos o texto de Romanos 9:30, 31: “Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.” E por quê? “Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na ‘pedra de tropeço’” (Rm 9:32). Deus poderá salvar muitas pessoas sinceras, se elas aceitarem a Jesus.

Germaine Melody Cecil | Durban, África do Sul

Mãos à Bíblia

3. Leia Romanos 9:17-24. Considerando o que temos lido até agora, como devemos entender o argumento de Paulo nesse texto?

Por Sua maneira de lidar com o Egito na época do Êxodo, Deus estava trabalhando em prol da salvação da humanidade. Ao revelar a Si mesmo nas pragas do Egito e na libertação de Seu povo, o Senhor tinha o propósito de mostrar aos egípcios, bem como às outras nações, que o Deus de Israel era, de fato, a verdadeira divindade. O objetivo dessa revelação era fazer com que os povos e nações abandonassem seus deuses e viessem adorá-Lo.

Obviamente, Faraó já havia feito sua escolha em oposição a Deus, de modo que, ao endurecer seu coração, Deus não o estava excluindo da oportunidade de salvação. O “endurecimento” foi contra o apelo de libertar Israel, não contra o apelo de Deus para que Faraó aceitasse a salvação pessoal. Cristo morreu por Faraó assim como por Moisés, Arão e os demais filhos de Israel.

Pense Nisto
Somos melhores do que os não cristãos porque fomos salvos? O que você pode fazer para não ser enganado pela falsa doutrina da salvação pelas obras?
Quarta-feira, 06 de dezembro
Apólice de seguro

Cristo pagou o preço da eleição por todo ser humano. Ninguém precisa se perder. Todos foram redimidos. Àqueles que receberem Cristo como Salvador pessoal será dado poder para se tornarem filhos e filhas de Deus. Foi provida para todos uma apólice de seguro de vida eterna. Aqueles a quem Deus elege, Cristo redime.
O Salvador pagou o preço da redenção por toda pessoa. […] Recebemos do Redentor, que nos escolheu desde a fundação do mundo, a apólice de seguro que nos dá direito à vida eterna. […]

“Essa não é uma apólice de seguro cujo valor outra pessoa receberá após a morte de vocês. É uma apólice que assegura a vocês uma vida que se mede pela vida de Deus – a vida eterna! […] Não podemos correr o risco de deixar que qualquer coisa nos separe de Deus e do Céu. Nesta vida temos que ser participantes da natureza divina.”1

“O preparo para a vinda de Cristo é feito por meio dEle, para o exercício das mais altas qualidades. É o privilégio de todo jovem fazer de seu caráter uma bela estrutura. Há, porém, positiva necessidade de conservar-se junto a Jesus. Ele é nossa força e eficiência e poder. Nem por um momento podemos confiar em nós mesmos.”2

“Lembrem-se de que vocês são a propriedade do Senhor, comprada por preço – o sofrimento e a agonia do Filho de Deus. […] O Senhor Jesus reclama os serviços de vocês. Ele os ama. Se Lhe duvidam do amor, contemplem o Calvário. A luz refletida da cruz lhes patenteia a magnitude daquele amor que língua alguma pode traduzir. ‘Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama’ (Jo 14:21). Mediante diligente estudo, devemos familiarizar-nos com os mandamentos de Deus; e mostrar então que somos Seus filhos e filhas obedientes.”3

“Perseverem na obra que vocês iniciaram, até que alcancem uma vitória após outra. Eduquem-se para esse fim. Conservem em vista a mais elevada norma, a fim de realizarem um bem cada vez maior, refletindo assim a glória de Deus.”4

1. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 1052.

2. Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 47, 48.

3. Ibid., p. 409.

4. Ibid., p. 48.

Melissa Naidoo | Durban, África do Sul

Mãos à Bíblia

4. Leia Romanos 9:25-29. Qual é a mensagem básica encontrada nessa passagem? Qual esperança está sendo oferecida a seus leitores? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Os gentios se tornariam povo de Deus, assim como um remanescente de Israel.

B.( ) Os judeus seriam sempre os filhos de Deus, enquanto os gentios seriam apenas servos.

O fato de que alguns compatriotas de Paulo rejeitaram o apelo do evangelho trouxe “grande tristeza e incessante dor” ao coração do apóstolo (Rm 9:2). Mas pelo menos havia um remanescente. As promessas de Deus não falham, mesmo quando o homem fracassa. Temos a esperança de que, no fim, as promessas de Deus serão cumpridas, e se as reivindicarmos, elas se cumprirão em nós também.

Quinta-feira, 07 de dezembro
Eu aceitei a tarefa?

Jesus morreu por todos. Ele morreu por você. Ele morreu por mim. Ele morreu por todas as pessoas que nos cercam. E aquelas que não estão cientes do Seu grande sacrifício? Jesus morreu por elas também.

Porém, pertence a nós a escolha de aceitar ou não Sua salvação. Escolhemos se vamos colocar Deus em nossa vida e se aceitaremos Sua dádiva de salvação. Afinal de contas, a salvação é exatamente isto: um presente. E nesse caso, o presente é algo que recebemos e não fizemos nada para merecê-lo. Então, tudo de que precisamos para alcançar a salvação é aceitar pela fé o plano da redenção, certo? Sim. No entanto, há mais coisas envolvidas. Tiago 2:26 diz: “Qualquer um que não respire está
morto, e a fé que não faz nada está igualmente morta!” (Contemporary English Version, tradução livre).

Como manter viva a chama da fé? A fé que nada faz está morta. Então, vamos fazer alguma coisa! Mas, alguém pode perguntar: O que, exatamente, pressupõe-se que devamos fazer? Mateus 28:19, 20 responde: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Essa foi uma das últimas orientações de Jesus disse a Seus discípulos. Essa ordem é chamada a Grande Comissão. Uma tarefa que, depois de aceita, ficamos encarregados de concluir. Nossa tarefa é compartilhar o que temos, o conhecimento de que Jesus morreu por toda a humanidade e deseja nos salvar da morte eterna.

Isso traz esperança. Nem todas as pessoas têm a mesma esperança que nós, de um futuro melhor no Céu. Cabe-nos contar a elas.

Adam Watson | Durban, África do Sul

Mãos à Bíblia

5. Leia Romanos 9:30-32. Qual é a mensagem nessa passagem? Como aplicar seus princípios hoje? Como evitar os mesmos erros que muitos israelitas cometeram?

Em palavras que não podem ser mal interpretadas, Paulo explicou aos seus compatriotas por que eles estavam perdendo algo que Deus desejava que eles tivessem, e mais do que isso, algo que realmente buscavam, mas não estavam alcançando.

O problema dos israelitas foi que eles tropeçaram na pedra de tropeço (veja Rm 9:33). Alguns, nem todos (veja At 2:41), recusaram-se a aceitar Jesus de Nazaré como o Messias a quem Deus tinha enviado. Jesus não atendia às expectativas que eles tinham do Messias, portanto, quando Cristo veio, eles viraram as costas para Ele.

Antes de terminar esse capítulo, Paulo citou outro texto do Antigo Testamento (ver Rm 9:33). Nessa passagem, Paulo mostrou novamente quanto a verdadeira fé é fundamental no plano da salvação (veja também 1Pe 2:6-8).

Pense Nisto
De que maneira posso cumprir a missão que Cristo nos confiou, de contar a outros a respeito da salvação?
Sexta-feira, 08 de dezembro
Todos fomos escolhidos

Muitos cristãos acham que são superiores aos outros. Separam-se pela cor da pele, pelas crenças, pelo estilo de vida, etc. Por que isso? Não somos todos pecadores e filhos do mesmo Deus?

Escolhemos ficar fechados e isolados em nosso grupo, mas nos esquecemos de que as outras pessoas também são nossos irmãos e irmãs. Deus os ama a todos e deseja que recebam a vida eterna, pois “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). Todos têm essa oportunidade. O sangue de Jesus cobre todos, nossa culpa e pecados são removidos quando O aceitamos. Não somos superiores nem inferiores aos que nos cercam, pois todos somos pecadores. O que nos torna diferentes é o fato de que vivemos de maneira agradável a Deus, o que mostra a todos que há um Deus lá no Céu que está olhando para todos com amor. Romanos 8:32 diz: “Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas?”

Deus deseja que partilhemos a mensagem de esperança com todas as pessoas, porque, neste mundo, muitos não veem mais razão para viver, procuram um propósito para sua vida. Elas precisam saber que a vida vale a pena ao lado de Jesus. Então descobrirão que Deus tem um propósito para cada ser humano deste planeta.

Faça o seu melhor na parte que lhe corresponde. Viva e trabalhe para glorificar a Deus. “Portanto, queridos irmãos, trabalhem com ardor para provar que vocês estão realmente entre aqueles que Deus chamou e escolheu, e assim vocês nunca perderão a firmeza, nem abandonarão a fé” (2Pe 1:10, A Bíblia Viva). Façamos o nosso melhor em tudo, e dediquemos a Deus tudo o que fizermos, de forma que possamos apressar a vinda de Cristo usando nossa capacidade de compartilhar Sua Palavra com amor.

Darren Jeremy Cecil | Durban, África do Sul

Pense Nisto
Por que nos separamos dos não cristãos e, às vezes, preferimos manter distância até mesmo dos cristãos de outras denominações? De que forma podemos nos alegrar em cumprir a missão que Cristo nos deixou, mesmo que seja uma pequena tarefa?
Mãos à obra
Escreva as passagens de Isaías 55:8, 9 em sua agenda, lição ou celular, e medite em sua mensagem quando se sentir tentado a duvidar de Deus ou questionar por que Ele está permitindo algo em sua vida. Coloque em sua agenda de oração os nomes das diferentes denominações que existem em seu bairro e ore pelas pessoas que as frequentam. Entreviste alguém que foi adotado, pergunte sobre sua experiência e compartilhe com ele Efésios 1:5. Agradeça a algum líder de sua igreja local por aceitar a responsabilidade de compartilhar da missão e ser usado por Deus. Planeje e organize um ministério de evangelização. Peça orientação ao seu pastor. Recrute voluntários e orem por isso.