Lição 4
19 a 25 de outubro
Organizar para liderar
Prévia da semana: Tijolo após tijolo Este capítulo do livro de Neemias pode ser um daqueles capítulos da Bíblia que eu chamaria de enfadonhos. Da mesma forma que a construção de um muro é feita tijolo após tijolo, o capítulo 3 de Neemias menciona, verso após verso, os nomes das pessoas que participaram da reconstrução. Mas há alguns princípios bíblicos de liderança que podem ser extraídos de suas passagens aparentemente monótonas. Antes de você copiar esse texto bíblico, algumas lições precisam ser levadas em conta: Persevere no estudo de toda a Bíblia. Há preciosas gemas da verdade a ser descobertas se você tiver paciência e perseverança na leitura das Escrituras. Nem toda passagem bíblica contém uma lição a ser extraída. Às vezes, a passagem traz detalhes que fazem parte do pano de fundo ou que formam a base para outra história. Você não precisa extrair lições de todas elas. Algumas partes da Palavra de Deus têm informações, nomes e detalhes aparentemente sem importância. Contudo, se eles estão registrados nela foi porque eram necessários. Embora não haja nada de especial em cada tijolo, surge uma estrutura surpreendente quando eles terminam de ser colocados. Estude o capítulo desta semana com oração e perseverança.
Leitura adicional: Neemias 3
Domingo, 20 de outubro

Copie Neemias 3 na versão bíblica de sua preferência. Se estiver com pouco tempo, copie somente Neemias 3:1-5. Você também pode reescrever as passagens com suas palavras ou fazer um esboço do capítulo.

______________________________________________

Mãos à Bíblia

1. Leia Esdras 4:1-5. Em sua opinião, por que o remanescente israelita recusou a ajuda de outros povos na construção do templo?

Superficialmente, o pedido parecia bondoso e amistoso, então por que recusar ajuda? Em certo sentido, a resposta se encontra no próprio texto. Os “adversários” vieram lhes oferecer ajuda. Adversários? Essa palavra por si só apresenta um forte indício da razão pela qual os israelitas reagiram dessa maneira.

2. Quais outras informações do texto mostram que essa recusa foi a coisa certa a fazer? Veja Ed 4:4, 5. Assinale a alternativa correta:

A. (   ) Os povos vizinhos começaram a desanimá-los na construção do templo e a colocar conselheiros para frustrarem o plano deles.
B. (   ) O povo ao redor subornou os israelitas em troca de auxílio.

Segunda-feira, 21 de outubro
Os primeiros, os bons e os maus

Neemias cuidou para que cada segmento dos habitantes de Jerusalém estivesse representado e envolvido na obra de reconstrução. Primeiramente ele conseguiu o apoio e o envolvimento do sumo sacerdote e dos sacerdotes. Embora eles tivessem seus deveres sacerdotais, foram os primeiros a ser designados para a reconstrução.

Um dos princípios de liderança diz que é melhor descobrir os influenciadores e influenciá-los. Os sacerdotes eram os líderes espirituais do povo, por isso Neemias solicitou seu apoio. Na maioria das vezes, líderes de influência são pessoas que ocupam cargos elevados. Essas pessoas são mais experientes, íntegras e têm maior percepção de tudo.

O verso 5 menciona os tecoítas. Após uma leitura atenta do capítulo, você perceberá que o verso 27 descreve que eles tiveram uma porção dupla de trabalho. Mesulão, filho de Berequias, ajudou a reconstruir um trecho do muro (v. 4) e também reparou o muro em frente à sua casa (v. 30). Ele não só trabalhou no setor que lhe foi designado, mas também em outro, próximo à sua casa.

Mas infelizmente o capítulo não relata somente coisas positivas. A segunda metade do verso 5 menciona que os nobres de Tecoa “não quiseram se juntar ao serviço”. A Bíblia diz que eles não puseram sua energia no trabalho do Senhor. Em quase todos os projetos há pessoas indiferentes. No entanto, os projetos sagrados, ordenados por Deus, devem ser levados a sério.

Assim como o livro de Neemias registrou a indiferença e recusa ao trabalho por parte dos nobres de Tecoa, e por outro lado, o comprometimento diligente de Mesulão em andar a segunda milha, também há um registro no Céu de todos os nossos atos referentes à obra do Senhor.

Mãos à Bíblia

3. Leia Esdras 5:1-5. Por que Deus enviou os profetas Ageu e Zacarias aos judeus? Qual foi o resultado de suas profecias?

Os judeus tinham parado de construir porque estavam com medo. O Senhor chamou dois profetas para intervir. Ele atuou por meio dos profetas para motivá-los e impulsioná-los à ação novamente.

4. Leia Ageu 1. Qual foi a mensagem para eles, e o que podemos extrair desse texto para nossa vida?

Mãos à obra
-Volte ao texto que você copiou e estude as passagens. -Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas -Sublinhe palavras/frases que você achou importantes -Desenhe flechas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estão associadas ou relacionadas -Escolha um verso favorito do capítulo-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.
Terça-feira, 22 de outubro
Todos juntos

É fantástico notar que o engajamento descrito por Neemias no capítulo desta semana, foi o que a Igreja Adventista chama hoje de Total Envolvimento dos Membros. Quando buscamos ao Senhor com coração sincero, Ele nos ajuda a motivar as pessoas para que realizem Sua obra. Pessoas de regiões distantes, como Jericó, são mencionadas no verso 7; comerciantes, como ourives e perfumistas, são mencionados no verso 8; e as filhas de Salum são mencionadas no verso 12. Qualquer que fosse a procedência geográfica, profissão ou idade, a reconstrução de Jerusalém envolveu todos.

Neemias não distribuiu ao acaso os trechos do muro. Os servos do templo ajudaram na reconstrução perto do templo, seu lugar de trabalho (Ne 3:26). Vários grupos reconstruíram perto de suas casas (Neemias 3:1, 10, 23, 28-30). Esse planejamento foi mais conveniente porque evitou desperdício de tempo e foi a maneira de fazer que as pessoas envolvidas se sentissem responsáveis pelo trabalho. Os familiares também se empenharam, e o trabalho se tornou mais cooperativo e eficiente.

A distribuição do trabalho foi criteriosamente planejada. Cada um sabia exatamente qual era seu local de atuação em relação ao projeto. A cidade parecia uma orquestra em completa harmonia sob a direção do maestro.

Na obra de Deus o maestro dirige sob a tutela do Espírito Santo, que organiza a orquestra para que toque a música que Deus deseja.

Mãos à Bíblia

5. Em Esdras 4:6-24, o que os “inimigos” fizeram para interromper a obra em Jerusalém?

6. Leia Esdras 4:23, 24. Por que os judeus pararam a construção?

Quando a oposição nos impede de fazer o que acreditamos ser o chamado de Deus para nós, temos a tendência de questionar a orientação divina e duvidar dela. O medo pode paralisar nossa mente, e os pensamentos se transformam em desespero e desamparo, em vez de nos concentrarmos no poder de Deus.

Pense Nisto
- Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria? - Quais perguntas surgem em sua mente? - Você chegou a alguma conclusão?
Quarta-feira, 23 de outubro

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Ne 3) da lição desta semana:

Provérbios 22:29

Provérbios 13:4

Eclesiastes 9:10

Gálatas 3:28

1 Coríntios 12:12-26

1 Coríntios 3:13-15

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com Neemias 3?

 

Mãos à Bíblia

7. Leia Neemias 4. O que os judeus fizeram sob a liderança de Neemias para enfrentar a oposição? Por que era importante que eles se preparassem para lutar, em vez de simplesmente não fazerem nada, acreditando que Deus os protegeria?

Depois de inícios e interrupções, o povo começou a trabalhar novamente. Os judeus oraram e, então, Neemias organizou uma vigilância ativa. O povo fazia turnos durante o dia e à noite a fim de estarem preparados para qualquer ataque iminente. Neemias também organizou as pessoas ao redor do muro, munindo-as com armas. A fé de Neemias na proteção divina é inspiradora. No entanto, ele não ficou sentado esperando que Deus fizesse tudo. Eles se prepararam da melhor maneira que puderam.

Quinta-feira, 24 de outubro
O Deus de ordem

"Sou contra a religião organizada.”

“Por quê?”

“Por quê? Porque a religião faz muitas coisas ruins em nome da religião.”

“Esse abuso é, de fato, ruim. Mas uma religião deve ser julgada com base em seus ensinos e ideais e não em seus abusos, você não acha?”

“Eu acho que não gosto do conceito de nada organizado.”

“Bem, mas as corporações não são organizadas? Os governos? As equipes de esportes?”

Logicamente, Deus não tem Seus arquivos no Céu organizados em gavetas, etiquetados com cores correspondentes e em ordem alfabética. Mas Ele é realmente um Deus que gosta de ordem. Basta ler o Pentateuco, as genealogias e capítulos do tipo de Neemias 3 para ver que Ele dá importância a listas e registros. No entanto, eles não existem somente por motivo de ordem. Há um propósito em tudo. As corporações seculares se organizam com vistas a obter lucros, as instituições espirituais são organizadas para cumprir a Grande Comissão.

Com o passar do tempo, muitas dessas corporações negligenciam seu propósito original e abusam de sua estrutura organizacional. Lamentavelmente isso também pode acontecer com as instituições eclesiásticas.

A igreja verdadeira de Deus é descrita no livro do Apocalipse com duas características: guarda os dez mandamentos e tem o espírito de profecia (Ap 12:17; 19:10). Sua missão é global (Ap 14:6), e Jesus, seu Líder supremo. “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos. [...] Mas tudo deve ser feito com decência e ordem” (1Co 14:33, 40).

Mãos à Bíblia

8. Por que Neemias via seu trabalho em Jerusalém como uma “grande obra”? Ne 6:3

Pense Nisto
- O que Neemias 3 e João 5:39 revelam sobre Jesus? - Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição? - Como você reage ao ver Cristo dessa forma?
Sexta-feira, 25 de outubro
Zeloso de boas obras

"Entre os primeiros que se contagiaram com o espírito de zelo e fervor de Neemias, achavam-se os sacerdotes de Israel. Em virtude da posição de influência que ocupavam, esses homens podiam impedir ou promover a obra. Sua cooperação imediata contribuiu grandemente para o êxito. Assim deve acontecer em todo empreendimento sagrado. Os que ocupam posições de influência e responsabilidade na igreja devem se apresentar à frente na obra de Deus. Se avançarem relutantemente, outros nem se moverão. Mas ‘seu zelo’ incentivará muitos (2Co 9:2). Se sua luz arder vigorosamente, mil tochas se acenderão à sua chama.

“A maioria dos nobres e príncipes de Israel também se puseram à altura de seus deveres. Mas houve uns poucos, entre os nobres tecoítas, que ‘não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores’ (Ne 3:5). Enquanto os construtores fiéis têm menção honrosa no livro de Deus, a memória dos servos negligentes é manchada de opróbrio e serve de advertência a todas as gerações futuras.

“Em todo movimento religioso há alguns que, ao mesmo tempo em que não podem negar ser esta a causa de Deus, mantêm-se ao longe, recusando-se a envidar qualquer esforço para fazê-la progredir. Mas em empreendimentos para promover seus interesses egoístas esses homens são muitas vezes os trabalhadores mais ativos e enérgicos! Bem conviria se lembrarem do registro mantido lá em cima, o livro de Deus, no qual se acham escritos todos os nossos motivos e nossas obras – aquele livro no qual não há omissões, nem erros, e pelo qual todos serão julgados. Ali será fielmente relatada toda oportunidade negligenciada de prestar serviço para Deus, e todo ato de fé e amor, por humilde que seja, será tido em lembrança eterna. [...] Homens de habilidade e influência organizaram as diferentes classes de cidadãos em grupos, ficando cada líder responsável pela edificação de certa parte do muro. Foi bem louvável a Deus e aos anjos ver aqueles grupos atarefados, trabalhando harmoniosamente nos muros caídos de Jerusalém. O barulho das ferramentas trabalhando foi como música agradável ‘desde o raiar da alvorada até o cair da tarde’ (Ne 4:21).

“O zelo e a energia de Neemias não se abateram, desde que a obra se iniciou de fato. Ele não cruzou os braços, julgando que poderia depor o encargo. Com vigilância incansável ele supervisionava constantemente a obra, orientando os trabalhadores, observando qualquer dificuldade e tomando providências para qualquer emergência. Sua influência foi sentida em toda a extensão daqueles cinco quilômetros de muro. [...] Enquanto os olhos de todos se dirigiam para Neemias, prontos a atender ao menor sinal, os olhos e o coração dele se voltavam para Deus, o grande Superintendente da obra, Aquele que pusera no coração de Seu servo o desejo de construir. E à medida que a fé e a coragem se fortaleciam em seu coração, Neemias exclamava: ‘O Deus dos Céus é o que nos fará prosperar!’ (Ne 2:20, ARC).” (Trechos selecionados do livro de Ellen G. White, Lições da Vida de Neemias, capítulo 6).

DISCUSSÃO

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais. Perguntas sugestivas para ser discutidas:

Como Neemias lidou com os indolentes?

  • Por que as pessoas buscam reconhecimento? Buscar reconhecimento é errado?
  • Ser organizado é um traço de caráter ou uma habilidade que se aprende?
  • Ser organizado e ser controlador são a mesma coisa?
  • Ser desorganizado é um vício?
  • Você já descobriu qual é seu papel nos planos de Deus?

 

Pense Nisto
- Depois do estudo de Neemias 3, nesta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida? - Quais práticas você pensa adotar em sua casa, escola, trabalho e igreja?