Lição 9
20 a 26 de maio
Seja você mesmo
“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2Pe 1:5-7).
Prévia da semana: Pedro identificou os meios pelos quais o cristão pode confirmar sua vocação e eleição, de modo que jamais tropece e tenha “entrada” “amplamente suprida” “no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1:10, 11).
Leitura adicional: Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, capítulo 52, “Firme Até o Fim”; C. S. Lewis, O Problema do Sofrimento (Editora Vida, 2009), capítulos 6 e 7
Domingo, 21 de maio
Inimigo derrotado!

Na história deste planeta, poucas pessoas tiveram fé semelhante à de Pedro. Poucos tiveram que suportar mais provações e tentações do que ele. Mas, assim como ocorreu com esse discípulo e apóstolo, se seguirmos o exemplo de comunhão que Cristo teve com o Pai, e tivermos confiança em Seu poder, poderemos nos levantar e dizer ao inimigo: Você é um adversário vencido! Na batalha do grande conflito você é um perdedor! Seu ódio, suas mentiras e sua presunção não podem me afetar porque fui salvo pelo sangue de Cristo na cruz! Tenho o amor e a proteção de Deus em meu favor!

Satanás nos tenta com coisas materiais: bens, dinheiro, fama, fortuna, status, etc. Ele oferece uma casa enorme “cercada de belezas”, um cômodo especial “abarrotado de riquezas”, mas não podemos nos esquecer de que ele é um inimigo derrotado, tentando levar muitos com ele para a perdição eterna. Ele é um perdedor! Precisamos recusar tudo o que ele nos oferece, seja qual for o valor. Ele pode atentar contra o que possuímos, contra a nossa saúde ou emprego, porém, não podemos nos entregar.

Como escreveu um jovem: “Não quero nada que venha de você, inimigo. Lanço tudo isso fora! Não importa o que você pense, renuncio a tudo agora. Não preciso a ninguém agradar, nem vou com a opinião dos outros me importar. Não roubo, não mato, e gosto de falar de Deus para alguém. Não bebo, não fumo, e amo a Deus, também. Mas sou falho e, às vezes, cometo erros sem querer. Satanás, você às vezes me vence, mas Deus […] Ele tem muito poder! Somos perdoados somente por Sua graça, misericórdia e amor. E assim podemos seguir em frente. Farei tudo que puder para que as pessoas sigam a verdade que Deus nos deixou, pois a guerra contra o mal Ele já ganhou.”

Satanás, você perdeu!

Anthony Hackett | Laurel, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

1. De acordo com 2 Pedro 1:1-4, o que recebemos em Jesus Cristo? Isto é, como a realidade da graça é vista nessa passagem? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) A graça, o poder e as promessas. Mas precisamos nos esforçar para merecer essas dádivas.

B.( ) Uma fé muito valiosa, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Para receber a graça, precisamos antes receber o dom da fé.

C.( ) Um fardo tão pesado que não podemos carregar, mesmo aceitando a graça.

Pedro começou sua segunda carta dizendo que ela é endereçada aos que com eles haviam obtido “fé igualmente preciosa” (2Pe 1:1); ou aos que “receberam uma fé tão preciosa quanto a nossa” (NTLH). A palavra traduzida como “preciosa” significa “de igual valor ou privilégio”. O apóstolo afirmou que eles “obtiveram” essa fé preciosa, não que a mereceram ou conquistaram, mas que a receberam como dom de Deus.

 

Segunda-feira, 22 de maio
Nova identidade, nova vida

A transformação (Mt 26:33, 35, 75; Mc 14:29, 31, 72; Jo 18:27; 2Pe 1:1-4). Pedro encorajou seus leitores ao dizer que as promessas de Deus são preciosas, numerosas e disponíveis para o crente (2Pe 1:4) Aleluia! Além disso, essas preciosas promessas se cumprem quando desfrutamos profundo relacionamento com Cristo a fim de manter uma “vida piedosa” (2Pe 1:3). Sim! Amém! A vida do cristão deve ser abençoada com as promessas divinas, cheia do favor de Deus e de bondade. Não podemos nos esquecer de que a bondade que compartilhamos com nosso próximo vem do Criador.

Como manter uma vida piedosa? Pedro nos deu a resposta: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo.” Pedro iniciou sua segunda carta com uma descrição de si mesmo, identificando-se como “servo”. Não mais o Pedro impetuoso que cortou a orelha do soldado que foi prender Jesus. Não mais aquele homem que temia críticas e perseguições ao negar Jesus; que atendeu à ordem de Cristo e saiu do barco no meio da tempestade para andar sobre a água. Não! Ele descreveu a si mesmo como “servo”.

Pedro havia sido transformado. Ele precisou permitir que Deus mudasse sua maneira de ver a si mesmo e seu lugar no mundo. Quando Jesus disse que ele O negaria, Pedro respondeu: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca Te negarei” (Mt 26:35; Mc 14:31). Infelizmente, assim como muitos de nós, Pedro não conhecia a fonte do poder. Depois de negar o Mestre, Pedro se arrependeu amargamente e ficou envergonhado. Como Jesus havia predito, quando o galo cantou, Pedro havia negado Jesus por três vezes (Mt 26:75; Mc 14:72; João 18:27).

A bondade que desejamos alcançar não é algo que possuímos naturalmente, é um dom de Deus, que recebemos quando nossa vida se entrelaça com a dEle. É o poder divino que nos capacita a viver de maneira piedosa. Pedro desejava honrar a Deus, mas não foi capaz de fazer isso somente com sua força de vontade.

O apóstolo aprendeu com o fracasso. Quando escreveu o primeiro capítulo de sua segunda carta, Pedro havia deixado de ser exaltado, impetuoso e dependente de sua própria força para vencer as tentações. Em vez disso, vemos um Pedro transformado, que sabia que a única maneira de ter uma vida piedosa é pelo poder divino.

O testemunho (Is 43:10, 11). Experimentar uma vida piedosa e ter uma identidade regenerada e renovada em Cristo nos coloca numa posição excepcional para compartilhar nossa experiência. “Vocês são Minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e Meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em Mim e entendam que Eu sou Deus. […] Eu, Eu mesmo, sou o Senhor, e além de Mim não há salvador algum” (Is 43:10, 11). Deus Se deleita em mostrar Seu poder transformador por meio do testemunho de Seu povo. Pedro é um exemplo não só da mudança que ocorre com alguém que passa pelo novo nascimento, mas também do poder que Deus manifesta por meio dessa pessoa para salvar outras. Quando nossa vida está entrelaçada com a de Cristo, tornamo-nos embaixadores da vida piedosa.

As recompensas (2Pe 1:10, 11). “Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1:10, 11, NTLH). “O apóstolo compreendia claramente a posição central de Cristo na salvação da humanidade, mas desejava tornar os novos na fé conscientes de sua própria responsabilidade em cooperar com o poder divino. […] Pelo prometido poder divino, equipamos nossa fé com as sólidas virtudes cristãs, pelo que Deus poderá nos oferecer um lar eterno no reino do Seu Filho amado” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7. p. 655).

O plano para Pedro e para nós (Jo 14:6; At 4:12). “Respondeu Jesus: ‘Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim’” (Jo 14:6). Deus tomou todas as providências para nossa salvação. A morte, sepultamento e ressurreição de Jesus nos garante a esperança da vida eterna. “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12). O plano da salvação é abrangente e completo, e nos tornamos beneficiários dele ao colocar nossa confiança inteiramente no Salvador e seguir Seu exemplo de vida.

David B. Franklin | Baltimore, Maryland, EUA

 

Mãos à Bíblia

2. Leia 2 Pedro 1:5-7; Romanos 5:3-5; Tiago 1:3, 4 e Gálatas 5:22, 23. Qual é o tema em comum nesses textos? Assinale a alternativa correta:

A.( ) As virtudes cristãs.

B.( ) As maldições de Deus.

C.( ) Os pecados de Israel.

Listar as virtudes era algo comum entre os filósofos da Antiguidade. Essas listas eram, muitas vezes, chamadas de “catálogo de virtudes”, e há vários exemplos delas no Novo Testamento
(Rm 5:3-5; Tg 1:3, 4; Gl 5:22, 23).

3. Pedro afirmou que devemos nos empenhar para alcançar essas virtudes (2Pe 1:5). O que ele quis dizer com isso? Qual é o papel do esforço humano em nosso desejo de ter uma vida piedosa e fiel? Assinale a alternativa correta:

A.( ) As virtudes são inerentes ao ser humano. Não é necessário fazer nenhum esforço para ter uma vida piedosa e fiel.

B.( ) As virtudes são concedidas por Deus; portanto, não precisamos nos esforçar para ser piedosos. O Senhor não concede as virtudes “pela metade”.

C.( ) As virtudes não são naturais ao ser humano. Por isso, com a graça de Deus, precisamos fazer nossa parte para ter uma vida piedosa.

 

Pense Nisto
De que forma Deus o tem transformado? O que você tem aprendido sobre si mesmo após suas falhas e pecados? O que aprendeu sobre Deus? De que maneira pode usar o que aprendeu para desenvolver um relacionamento mais íntimo com Cristo?
Terça-feira, 23 de maio
Passando fome diante do alimento?

Você já sentiu fome? Refiro-me a muita fome, a ponto de doer o estômago e a saliva parecer areia na boca? Então, você vê comida e sua boca se enche de saliva! Você descobre que aquela deliciosa comida era sua o tempo todo […] Às vezes, desejamos ter uma vida piedosa por nós mesmos, ignorando completamente que Deus já nos deu tudo de que precisamos para vencer o inimigo. Na Bíblia, quem melhor do que Pedro poderia deixar isso claro aos seus leitores?

“Suas epístolas foram o meio de reavivar o ânimo e fortalecer a fé daqueles que estavam sofrendo provas e aflições, e de renovar para as boas obras os que, assediados por tentações de toda ordem, estavam em perigo de perder seu apego a Deus. Essas cartas nos dão a impressão de terem sido escritas por alguém em quem os sofrimentos de Cristo, assim como Sua consolação, tinham sido abundantes; alguém cujo ser tinha sido transformado pela graça, e cuja esperança de vida eterna era certa e firme.”1

Assim como o apóstolo Pedro, podemos dar testemunho do que Deus pode fazer em nós e por nosso intermédio, se crermos. As provações que enfrentamos podem não ser físicas, mas elas diminuem nossa confiança no fato de que Deus Se importa e Se preocupa com a luta que estamos travando contra o pecado. Não podemos nos esquecer de que somos “uma carta de Cristo, […] escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos” (2Co 3:3). A vitória pode ser obtida somente quando submetemos completamente nossa vida à “disciplina do Obreiro por excelência.”2

Lembre-se de que “as provas são parte da educação recebida na escola de Cristo para purificar os filhos de Deus da escória do que é terreno. […] Provas e obstáculos são Seus métodos escolhidos de disciplina, e as condições por Ele indicadas para o êxito.”3

Fique firme nas promessas de Deus hoje! Por que você passaria fome quando pode se banquetear com a vitória já garantida por Cristo?

1. Ellen G. White, Refletindo a Cristo [MM 1986], 13 de dezembro.

2. Ibid.

3. Ibid., 14 de dezembro.

Gladys S. Guerrero | Silver Spring, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

Depois de listar as virtudes que devemos buscar diligentemente, Pedro declarou qual seria o resultado dessa busca.

4. De acordo com 2 Pedro 1:8-11, qual é a relação entre o que já foi feito por nós e a maneira pela qual devemos viver?

Pedro encorajou seus leitores a viver de acordo com a nova realidade em Jesus. A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor deviam existir e crescer em sua vida (2Pe 1:8, NVI).

5. Leia Romanos 6:11. Como esse versículo de Paulo reflete as passagens de Pedro estudadas na lição de hoje? Complete as lacunas:

“Assim, também vós considerai-vos __________________________ para o __________________________, mas vivos para __________________________, em Cristo Jesus”.

Pense Nisto
Como Pedro, você tem submetido sua vida a Cristo? Você tem passado fome do poder divino quando enfrenta provações? O que pode fazer para mudar isso?
Quarta-feira, 24 de maio
Vida cristã vitoriosa

O primeiro capítulo de 2 Pedro poderia ser classificado como uma síntese da vida cristã vitoriosa. Quatro princípios importantes se destacam. Primeiro, Deus fez ampla provisão para que alcançássemos sucesso e não deixou de conceder nada que fosse necessário para nosso crescimento até “a medida da plenitude de Cristo” (Ef 4:13).

Segundo, as “bênçãos prometidas”1 são concedidas para nos capacitar a ser “participantes da natureza divina” (2Pe 1:4). À medida que nos tornamos mais e mais semelhantes a Cristo, amadurecemos em nossa experiência e somos “transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18).

O terceiro princípio é que o viver vitorioso vem por meio de um conhecimento profundo e pessoal de Jesus (2Pe 1:3). A palavra usada para “conhecimento” é epignosis. Ela “sugere um conhecimento mais amplo e mais perfeito, resultado da contemplação do objeto estudado.”2

Por fim, aprendemos que o esforço humano diligente desempenha papel importante na experiência cristã. Precisamos exercer nossa vontade em cooperação com o Espírito Santo para obter as preciosas virtudes mencionadas nos versos 5 a 7.  “O cristão deve acrescentar a busca diligente das virtudes cristãs aos dons que Deus já lhe concedeu. Trabalhando com Deus, é habilitado a cultivar vida santificada.”3

1. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 653.

2. Ibid., p. 652.

3. Ibid., p. 653.

Cheryl Cathlin | Lynchburg, Virgínia, EUA

Mãos à Bíblia

6. De acordo com 1 Coríntios 15:12-57, o que acontece na morte?

O Novo Testamento admite o conceito da ressurreição, não o de uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo. Por exemplo, Paulo encorajou os que haviam perdido entes queridos a consolar uns aos outros com o fato de que, quando Jesus retornar, Ele ressuscitará os mortos (ver 1Ts 4:16-18). Ele também descreveu extensivamente a ressurreição. Começou seu discurso destacando que a fé cristã está fundamentada na ressurreição de Jesus. Se Cristo não ressuscitou, então qualquer fé nEle é inútil (ver 1Co 15:12-57). No entanto, Paulo afirmou que Ele realmente ressurgiu dos mortos, como as primícias dos que dormem. Sua ressurreição possibilita que ressurjam também aqueles que estão nEle.

Pense Nisto
Como podemos incluir o esforço humano na vida cristã sem nos tornarmos legalistas ou autossuficientes? (Leia Fp 2:13) É importante que nossa vida manifeste o fruto do Espírito quando testemunhamos a outros?
Quinta-feira, 25 de maio
Morrer para viver

No meu primeiro ano do Ensino Médio, conheci uma colega na aula de Ciências Gerais. Ela me apresentou a outras amigas no colégio. Certo dia, uma dessas novas amigas me perguntou se eu gostaria de ir à pista de patinação com ela naquela noite. Porém, era sexta-feira e eu disse a ela que eu não poderia ir, pois estaria transgredindo o sábado.

Eu não soube lidar com as perguntas que ela me fez, mas escolhi “morrer” para as coisas do mundo naquele dia. Decidi obedecer aos preceitos divinos mesmo com o risco de me tornar marginalizada ou perder minha nova amizade.

Logo que nos tornamos cristãos, ainda não temos percepção suficiente para compreender que “morrer” diariamente para o mundo a fim de seguir a Cristo seja algo tão difícil. Não imaginamos que poderá haver ocasiões em que seremos desafiados a nos posicionar ao lado dEle, mesmo que isso coloque em risco nossa popularidade ou nossos relacionamentos.

Eis algumas atitudes que você precisa tomar a cada dia para que ocorra essa “morte” para as coisas do mundo:

Descubra o que significa seguir a Cristo. Precisamos nos familiarizar com a Palavra de Deus e com o que significa seguir o exemplo de Cristo.

Decida-se sempre ao lado de Jesus. Considere a questão e pergunte a si mesmo: Será que essa pessoa, esse lugar ou essa experiência vale mais do que a eternidade?

Conte a seus amigos e familiares. Fale sobre sua escolha às pessoas que você ama e com as quais se relaciona. Nessas ocasiões, você pode dizer a elas que as decisões diárias que você toma se fundamentam na Palavra de Deus e em Seus mandamentos.

Siga o exemplo de Cristo. Isso ajudará você a não desejar as coisas desta Terra.

Shari Loveday | Bowie, Maryland, EUA

Mãos à Bíblia

7. De acordo com 2 Pedro 1:12-15, o que o apóstolo quis dizer quando sugeriu que estava prestes a deixar seu tabernáculo/corpo? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Pedro estava partindo de Jerusalém.

B.( ) Ele estava prestes a morrer.

C.( ) O apóstolo estava abandonando suas funções no templo.

8. Com base em 2 Pedro 1:12-15, como o apóstolo lidou com a realidade de sua morte iminente? O que essa atitude revela sobre a fé? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Pedro ficou furioso com Jesus, pois queria viver muito mais.

B.( ) Ele aceitou sua morte e buscou deixar o legado de esperança.

C.( ) Ficou decepcionado com Jesus e deixou de ser Seu discípulo.

Pense Nisto
Reflita sobre episódios da vida de Cristo em que Ele foi tentado mas decidiu cumprir a vontade do Pai. Houve alguma situação em que você negou a Cristo e escolheu seguir seus desejos?
Sexta-feira, 26 de maio
Seja você

Mais ou menos com cinco anos de idade comecei a perceber uma diferença muito grande entre a minha aparência física e a dos meus irmãos. A pele deles é escura, seus olhos e cabelos também são escuros, mas minha pele é clara, meus cabelos são loiros e tenho olhos verdes. Eu odiava as perguntas que me faziam sobre minha etnia, e as zombarias dos meus amiguinhos e dos estranhos. Eu odiava ser diferente.

Toda vez que eu questionava minha mãe sobre minha aparência, ela me dizia que Deus não havia cometido nenhum erro ao me fazer como eu sou. Ela citava as palavras de Pedro: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Deus começou a me mostrar a necessidade de mudar meu interior. Comecei a aceitar que “a beleza […] não deve estar nos enfeites exteriores. […] Ao contrário”, deve estar “no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1Pe 3:3, 4). Nessa luta para me aceitar da maneira que sou, comecei a perceber que tudo aquilo era uma estratégia do inimigo para manter meus pensamentos ocupados e desviar minha mente dos assuntos verdadeiramente importantes.

Neste mundo pós-moderno a aparência é o que mais importa. A pressão da sociedade e das redes sociais nos leva a ficar obcecados com o peso, a cor do cabelo, a brancura dos dentes ou o tipo de roupa que usamos. Infelizmente, pouca consideração é dada ao tipo de caráter que temos.

No entanto, para Deus, o importante é você se aceitar como Ele o fez. Portanto, procure ser você mesmo! Descubra qual é o propósito divino para sua vida e procure compartilhar o amor de Cristo com as pessoas que precisam de salvação. Você não é um erro, não importa qual seja sua aparência. Não importa se você ou eu somos um pouco “diferentes”.

Heather Martin | Birmingham, Alabama, EUA

Pense Nisto
Como você concilia a aceitação da sua aparência com o valor do seu interior? Você consegue se ver como Deus o vê?
Mãos à obra
Faça um buquê de flores e coloque sobre cada flor uma identificação com um dos atributos mencionados em 2 Pedro 1:5-7. Você também pode fazer flores de papel ou desenhar um vaso de flores. Escreva a palavra “Fé” e cole a etiqueta no vaso. Ore pelos cristãos que têm sofrido perseguição ou até castigos físicos devido à sua fé. Pesquise sobre países ou áreas controladas por terroristas e governos não cristãos. Procure ajudar alguém hoje. Você pode levar algum alimento, doar peças de roupa ou, simplesmente, oferecer seus préstimos ou seu tempo para ouvir essa pessoa. Faça uma lista das suas prioridades espirituais. Depois, faça uma lista das suas atividades diárias. Como está a relação entre as duas listas? Em que está gastando a maior parte do tempo? Pense nas mudanças que pode fazer para que suas prioridades espirituais sejam atendidas.